O Meu Pedido de Demissão

sexta-feira - 22 de janeiro 

     A grande questão política atual é a sustentabilidade planetária, com a bola da vez picando para o Partido Verde que nem assim consegue se organizar como uma alternativa objetiva, nem mesmo com o reforço recente da Marina Silva, a ex-ministra do Meio Ambiente do Lula. Total é uma pena, pois seria a possibilidade de um novo sonho coletivo a ser vivenciado com paixão, agora pelos nosso filhos, de que “um outro mundo é possível”, já que esta meninada está absolutamente descrente de tudo, e com toda a razão...
     Mas sempre é possível se engajar em alguma atividade que passe a impressão para a nossa consciência de que estamos contribuindo para a preservação da biosfera e da vida. A busca do uso racional e eficiente de energia elétrica na área do saneamento tem sido a minha atividade terapêutica neste sentido. Nos últimos três anos tenho coordenado a Comissão Interna de Controles de Energia Elétrica (CICEE) do DMAE, quando promovemos uma redução de custos de 10% em 2007, 5% em 2008 e 7% em 2009, totalizando cerca de cinco milhões de reais economizados dos cofres públicos.
      A bem da verdade, graças à repercussão nacional que o tema energia vem tomando na área de saneamento, devido ao vergonhoso índice de perdas operacionais apresentado neste setor, este trabalho me enriqueceu. Sim, culturalmente fiquei mais rico, pois me propiciou conhecer Brasília num seminário no Ministério das Cidades, justo no prédio onde trabalhava o meu irmão quando faleceu na época da queda do Olívio Dutra do ministério. Pude, então, ver por dentro de seus infinitos prostíbulos a maior casa de sacanagens do país que é o Congresso Nacional; mas em compensação conheci também às fantásticas obras arquitetônicas do hoje centenário Oscar Niemeyer. Ao fim, acabei concordando com o poeta Carlos Drummond que fazia a crítica de JK em “versiprosa” nos jornais da época: Brasília não precisava existir, Juscelino foi um megalomaníaco que além de endividar o país criou o paraíso para a corrupção, a ilha da fantasia longe do mundo real dos brasileiros.
      Todavia, hoje enviei aos meus superiores, ao Superintende Operacional e ao meu Diretor, e também aos demais colegas da comissão, o meu pedido de demissão da função de coordenador nos seguintes termos: “Senhores, comunico a todos que este ano eu sou um aposentando. Como a partir de meio do ano poderei sair a qualquer momento, a minha missão imediata é fazer a transição para a nova coordenação da CICEE. Este é o momento certo de promovermos esta substituição, pois está sendo chamada uma reunião com a Direção Geral para o planejamento das metas de redução de custos para 2010, e dos indicadores para o seu monitoramento mensal no Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD - que é uma ferramenta gerencial do setor privado que está sendo implantada na área de empresas públicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário