Aviso de Jubilamento

sexta-feira - 05/fev/2010

      Ao acessar pela primeira vez este ano o site da UFRGS com a minha senha de aluno, o sistema apresentou uma tela com letras vermelhas dizendo: A Universidade informa que esta matrícula foi constatada como de provável jubilado, devendo faltar dois semestres ou menos para você encerrar o prazo máximo para a conclusão do seu curso. - E mandava clicar no botão “Estou Ciente” para poder entrar no site.
      Realmente estou ciente que cursei por sete anos (de 2003 até 2009), em quase o dobro do tempo previsto para todo o curso, e que fiz apenas 40% do currículo, ou seja, menos da metade. Mas em compensação estou mais do que ciente, estou consciente de que adquiri a minha necessária formação filosófica, sem haver a necessidade de diplomação. Cursei as disciplinas obrigatórias de História da Filosofia (grega, medieval, moderna e contemporânea), Metafísica, Ética, Estética e Análise e Redação de Textos Filosóficos. Como se não bastasse, cursei também as disciplinas eletivas de Sociologia Clássica, Psicologia Geral e Astronomia. Ao todo, completei 15 disciplinas totalizando 84 créditos com aprovação, o que significa cerca de 1500 horas/aula assistidas (cálculo de horas como se tivesse feito tudo num único semestre = 84 horas por semana X 4 semanas X 4,5 meses). O uso deste benefício do direito estatutário de estudante, além de ampliar os meus horizontes culturais, me aliviou em cerca de 187 dias úteis (praticamente um ano inteiro computados finais de semana e feriados) a carga horária a ser cumprida dentro dos muros monótonos da burocracia da repartição pública. Parece muito, até eu me assombrei quando realizei agora estes cálculos. Mas se eu tivesse utilizado o limite máximo permitido de 1/3 da carga horária semanal previsto na legislação, em sete anos eu poderia ter passado 2,5 anos assistindo aulas interessantes na universidade; mas preferi fazer apenas uma disciplina por semestre para poder me dedicar com profundidade a cada uma delas. Está de ótimo tamanho, esta é uma lacuna da minha vida que foi preenchida espetacularmente.
- Valeu biXo 2003! Valeu DMAE!
      Assim, no período de matrículas dos biXos 2010, que ocorrerá agora na segunda quinzena de fevereiro, sou eu quem vai comunicar à Universidade que estarei antecipando o meu jubilamento em Filosofia. Ao fazer a opção pelo Curso de Letras no ato da matrícula, estarei iniciando o preenchimento de uma outra lacuna na minha formação pessoal, que é o domínio das “Letras”, das quais estou obeso, pois delas sempre me alimentei como um amador guloso, sem nunca me submeter às dietas acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário