Ar Condicionado Grátis

quarta-feira – 03/fevereiro
      Porto Alegre, verão 41 graus! A gigantesca procissão da Nossa Senhora de Navegantes realizada ontem sob um sol escaldante exigiu muita fé dos fieis. O aquecimento global do efeito estufa está derretendo as geleiras e, junto com o efeito do El Niño, estão cozinhando os portoalegrenses de calor, tanto que se esgotaram os estoques dos ventiladores e aparelhos de ar condicionado no comércio da cidade. Os jornais anunciam que o calor bateu o recorde dos últimos cem anos na capital, e foi reconhecido internacionalmente que nestes dias Porto Alegre tem sido a cidade mais quente do mundo, chegando a ultrapassar os 42 graus!
      Esta é uma variável que deveria ter um peso importante na decisão que tomamos de se aposentar ou continuar na ativa, especialmente para quem trabalha em escritórios e dispõe de ar condicionado oito horas por dia, tanto para os rigores dos inverno gaúcho quanto para os calorões do verão.
      Mas esta melhoria diária na “qualidade de vida” disponibilizada no ambiente de trabalho geralmente não é computada no rol das perdas, juntamente com o vale transporte-tri, auxílio alimentação e o abono permanência de quem se aposenta. Como de contrabando com esta benesse do ambiente com ar refrigerado vem o estresse dos compromissos de horários e atividades funcionais, a solução é instalar um aparelho moderno tipo split de ar condicionado em casa e assimilar os custos com energia elétrica. Em compensação podemos computar no rol das “vantagens de se aposentar” o fato da gente se livrar do barulho contínuo e irritante que tivemos que conviver, por décadas, provenientes dos aparelhos tradicionais de janela que continuam sendo usados no Departamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário