A Última Nova Missão de Melhorias


Quinta-feira – 17/dezembro/09
     Na sala do cafezinho, com a “engenheirada” da manutenção reunida, inventei de dar uma idéia como palpiteiro, de um problema que tínhamos para solucionar, e bastou para eu ser incluído na equipe da nossa área de trabalho inscrita no evento denominado CMC – Circuito de Melhoria Continua, como parte do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade do Setor Público. A nossa equipe eu batizei como o nome de “Equipe M.A.R.C.A. da MANUTENÇÃO” (MARCA = Maiochi, Álvaro, Rogério, Celso, Adriano).
     O lançamento do tal CMC, Circuito de Melhoria Contínua, foi num prestigiado evento no auditório do Instituto Goethe, com intervenção criativa de um grupo teatral e direito a um qualificado cofee-break aos participantes das 39 equipes, que envolvem mais de 150 funcionários, cerca de 10% do corpo funcional da empresa. A idéia da melhoria continua é simples e muito interessante, é a de criar a seguinte cultura: a equipe identifica um problema em sua área de atuação, elabora em conjunto um projeto para solucionar este problema e implanta esta solução, dentro de um prazo de seis meses, quando haverá um Seminário de Compartilhamento e uma feira de exposição dos resultados obtidos.
      A nova onda gerencial é conquistar os prêmios de qualidade do PGQP, de Certificações ISO 9000 e Gestão Total. A empresa já conquistou o bronze no ano passado, este ano recebeu o troféu de prata e está correndo atrás do ouro. Reconheço como elogiável este trabalho que a atual administração, capitaneada pelo prefeito Fogaça, tem desenvolvido na prefeitura de Porto Alegre. O DMAE, nesta gestão, está servindo de “laboratório piloto” para se buscar a qualificação e modernização dos métodos e estruturas gerenciais do serviço público municipal, dentro do Programa de Melhoria da Gestão Pública - PMGP. Com seus equívocos e acertos, estas iniciativas têm o mérito do pioneirismo de enfrentar velhos paradigmas e de tentar introduzir novos parâmetros de eficiência e redução de custos.
     Apesar de, como qualquer aposentando, não querer mais me envolver em nenhum novo projeto de melhoria, de querer apenas chegar com dignidade ao final de minha carreira de barnabé, acho que vou ter que me envolver neste CMC, como sendo a minha derradeira e melancólica contribuição neste sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário