Síndrome da Caixa de Correio Vazia


     Os índices de incidência de depressão crescem no mundo todo. Conforme a Organização Mundial da Saúde, nos próximos anos ela deverá se tornar a doença mais comum do planeta, ultrapassando enfermidades como câncer e doenças cardíacas. O fenômeno pode ser explicado, segundo os especialistas, pelas características da sociedade urbana que cria um ambiente de instabilidade financeira, violência e carência de convívio social, características suscetíveis de problemas emocionais que constituem fatores de risco de manifestações depressivas.
     A propósito, recebi hoje um e-mail daquele meu amigo aposentado, citado no primeiro registro deste Diário de um Aposentado, que é um gaúcho que vive num casarão quitado na praia do Campeche na ilha de Florianópolis (que invejável tédio!) e que se diverte me assustando com a sua “experiência” no assunto tipo “Assim Falava Zaratustra”:
-Daí, meu amigo Xirú, quase aposentado, como está a espera do DJ (Día de la Jubilación)? Enquanto não chega este dia tão longínquo leia mais este e-mail, porque, certamente você não vai ter tantos na sua caixa de mensagens como tens agora que trabalha em uma companhia pública! É, sim, os aposentados são vítimas, às vezes ou quase sempre, de um esquecimento por parte das "pessoas ativas economicamente". Digo estas verdades para que você possa estar te preparando para tal fato, porque vais passar por isto certamente. E tem mais, vão te tirar o Vale Refeição, o Vale Transporte, o Auxílio Médico, o Abono Permanência e outras mumunhas, porém vais ter, em compensação, que pagar IR da mesma maneira, etc... Mas não é o fim... breve terás passe livre nos ônibus da cidade! Um abraço! Bem apertado, mas não muito!

     Por estas e por outras, para não entrar em pânico na “hora H”, é que tenho guardado algumas munições e armado algumas armadilhas para manter contatos ex-colegas@dmae.prefpoa.com e fisgar alguns novos na “www.web-mundo”.
     As munições que tenho guardado são aqueles arquivos de imagens que classifico como “muito bons”, que os colegas ainda me enviam de clipes e power-point, de maneira que já tenho vários gigabites de mensagens e filmezinhos interessantes em backups para rever no ostracismo... E as armadilhas que tenho armado são justamente os meus blogs pessoais, que partindo deste “Diário de Um Aposentando.blogspot.com”, que tem público alvo específico, remete também para outras temáticas tipo poesias, crônicas literárias e fotografias de minha autoria.
      Esta é a minha estratégia, e durante este último ano vou trabalhar intensamente neste projeto de estabelecer tentáculos na rede para manter contato com o mundo externo para quando eu me retirar para a minha caverna nas montanhas, feito o meu amigo Samurai do Campeche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário