PAIS & FILHOS NA DVM E NO DMAE


            O comentário do Superintendente de Operações, o Engº Souto, numa reunião com o pessoal da manutenção, dizendo que a DVM se caracteriza por ser o único lugar do DMAE onde os funcionários praticamente não mudam de local de trabalho ao longo de toda a vida profissional, onde as mesmas pessoas acabam convivendo por décadas consecutivas, devido às especificidades técnicas dos ofícios e cargos que só existem na Manutenção, me chamou a atenção para esta peculiaridade que até então tinha me passado despercebida.

            Talvez, então, seja devido às especificidades de cargos como os de soldador, fresador, eletromecânico, montador, técnico industrial, etc., que são restritos da DVM e que propiciam uma longa vivência conjunta é que resulta a sensação de “Grande Família” entre os funcionários da Divisão. Naturalmente que com todas as naturais brigas e intrigas, causos folclóricos e grandes gestos de companheirismo e solidariedade que constituem a memória coletiva do grupo funcional da manutenção, a qual procuro resgatar através das crônicas deste blog.

             Para melhor visualizar quantitativamente esta realidade sociológica característica do nosso ambiente de trabalho, resolvi listar todos os casos em que “pais & filhos” trabalharam juntos e, a exemplo da “Relação dos mortos da DVM” que numa postagem anterior impressionaram muita gente pelo alto número de mortes ocorridas ao longo do caminho (e de lá para cá há mais duas baixas: O aposentado Santo Onofre e o Soares “Cabelo”, soldador da ativa), esta também impressiona pela grande quantidade de casos de “pais & filhos” que trabalharam na DVM.

             Vejam vocês, o Neblina é filho do Oswaldo Cerração, o Lazzarin Lobão é filho do Sady Raposão, o Daniel é filho da Eny Pinóquio, o Isaias e o Eliseu são filhos do Pedro Amiguinho, o Reis e o Luis Olavo são filhos da Olavo Marrequinha, o Adriano é filho do Paulo Chatinho, o César Amarelinho é filho do Nelson Shunck, o Marco Cadela é filho do Fernando Manjerona (e sobrinho do Ernani, ex-Conservação), o Werner Fiapo é filho do Olírio Liquinho.
           Ainda tem mais os casos de filhos de pais de outras divisões do Dmae, tais como os numerosos irmãos Jorge Cafu, Aurélio Charuto, Victor (irmãos da Bela da DVA) que são filhos do Getúlio (falecido boêmio e tocador de cavaquinho da DVA); tem também o Fernando Cabeça e o seu irmão Cláudio da DVL, os quais são tios da Ruth da DVO e são filhos do Luis Ouriques (falecido desenhista que criou o logotipo oficial do Dmae).

       Assim, fica registrado nos anais que a história da Divisão de Manutenção de Equipamentos Operacionais do Dmae foi construída por gerações de trabalhadores que literalmente passaram de pai para filho a continuidade desta obra familiar.

           Mas esta ocorrência de “pais & filhos”, se considerada no âmbito de todo o DMAE, incluindo “pais & mães para filhos & filhas”, é muitíssimo maior e se constitui numa realidade que nem temos a real dimensão. Todavia podemos iniciar aqui um processo interativo de enumeração dos casos conhecidos para também constarem nos anais da história do Dmae. Começando com o caso dos Lidsons (Lidson pai & Lidson filho) em que a mãe Janete também é dmaeana, seguindo com a Rosana e Raul filhos do aposentado Rui Pacheco, a Elisa Lautert filha da Ingrid, o Jalba que é filho do Ébio da Rosa que até já virou nome de reservatório do Dmae, o Eduardo que é filho do Antônio Barros Northefleet; tem também o filho do Coelho aposentado que é o Coelho da DVL (filho de coelho, coelho é!)....

         Caro leitor, participe interativamente complementando este inventário com outros casos de “pais & filhos” que trabalham ou trabalharam por esse imenso Dmae...

 Primeira Contribuição de uma seguidora do blog sobre   Pais & Filhos:
-----Mensagem original-----
De: Rosana Oliveira da Rosa
Para:  Celso Afonso Machado Lima
Assunto: RES: Pais & filhos

Olas.
       Tem a familia Mackenzie que é grande. O pai aposentado é o Seu Pedro e os filhos são o Jorge Renato e o Pedro Sergio (ambos Mestre de Obras). Paulo (leiturista), João Alexandre (DVC).
      O Adroaldo é mestre de obras aposentado. Os seus filhos são Claudio (continuo DG ou COJ) e tem outro que é guarda municipal do Dmae.
     O André Monks tem o pai Luiz Alberto (DVI).
     Tem o Zé (Guarda) que o pai é aposentado.
     Tem o Joao Reus (Repavi) que o pai é aposentado, o seu Inocencio.
     Tem muito mais, conforme eu vou lembrando eu me manifesto.
Rosana.

         Caros Colegas e leitores do blog, como última postagem do ano de 2010, segue um link para uma coleção com as melhores Vistas do Dmae, feito um Cartão de Feliz Ano Novo que ofereço com fotos que registrei nos mais variados locais do Dmae, com recantos que talvez muitos não tenham tido ainda a oportunidade de conhecer (este Dmae e muito grande!):



Valeu 2010!

Um comentário:

  1. Olha o buja ai gente!!! Ta faltando a artista principal da história? (a nossa madrinha CATARINA).

    ResponderExcluir