100 COISAS PARA FAZER NA APOSENTADORIA

         Para quem não leu a postagem anterior, esclareço que no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) foram feitas muitas recomendações, algumas um tanto óbvias para o pós-carreira, tais como: ler livros, viajar, ter uma religião, ter amigos de sua faixa etária. Mas me chamaram mais a atenção as duas seguintes: escreva uma autobiografia e escreva uma lista de 100 coisas para fazer!
         A autobiografia já estou desenvolvendo através deste blog “Diário de Obra de Um Aposentando”; mas gostei muito da idéia da lista e passei a elaborar a minha própria “lista de 100 coisas para fazer quando estiver aposentado”. Apresento esta primeira versão da minha lista como um modelo prático para que os “aposentandos”, leitores do blog, se estimulem a desenvolver as suas próprias listas.
        Este é um exercício interessante, pois diariamente surgem novos tópicos que se candidatam a entrar na lista. Portanto esta é apenas a “Versão 1.0” da minha lista que ainda está sendo construída e penso que assim ficará permanentemente, crescendo sempre para muito além das 100 coisas...

ATIVIDADES COMPORTAMENTAIS
1 - Não andar de uniforme típico de aposentado (abrigos, bermudas e chinelos) nos dias úteis em horários comerciais, parra não fazer o tipo “tá na cara que é”; vestir-se normalmente como quem vai trabalhar de tênis, é claro!
2 - Não vagabundear e se tornar preguiçoso demais, apenas dormir até às 8hs e sestear meia hora;
3 - Não trocar, feito nenê, a noite pelo dia com leituras e escrevendo textos; manter atividades em horários fixos.
4 – Participar da tribo reunida em prol da AEAPOPPA
5 – Associar-me na tribo da ASTEC, para manter contato com a categoria dos municipários e ficar informado dos debates sindicais e sobre os movimentos que envolvam os aposentados.


ATIVIDADES CULTS ROTINEIRAS
6 - Ler pelo menos durante 1 hora por dia, especialmente aqueles livros que nunca consegui terminar de ler:
      7 – Ulisses de Joice
      8 – Rayuela de Cortázar (em espanhol)
      9 – Don Quijote de Cervantes (em espanhol)
     10 – A Obra Completa de Pablo Neruda (em espanhol)
     11 – A Obra Completa de Shakespeare
12 - Escrever ou digitar meus textos de projetos inacabados, pelo menos durante 1 hora por dia:
13 - Digitar e editar os poemas antigos, do tempo dos manuscritos
14 - Revisar e editar o meu livro Inventário da Crises
15 – Revisar e editar os meus textos do Jornalismo
16 - Caminhar pelo menos durante 1 hora por dia de segunda à sexta;
17 - Manter os exercícios de alongamentos matinais por 20 minutos diários;
18 - Estudar música
       19 – Praticar violão
       20 – Praticar piano
21– Digitar o arquivo dos Meus Poemas Favoritos dos Grandes Poetas
22 - Musicar as “poesias cantáveis” de minha autoria.
23 - Ver mais vezes o pôr de sol na beira do Guaíba
24 - Ver mais vezes o nascer do sol
25 – Frequentar o Curso de Letras na UFRGS
        26-Estudar espanhol
        27-Estudar inglês
28 – Frequentar Oficinas Literária
29 – Estudar as novas regras ortográficas da língua portuguesa
30 – Manter o blog autobiográfico Diário de Um Aposentando pelo menos até sair a portaria de aposentadoria, e ao final publicá-lo como livro!.
31 – Converter as minhas mais de 100 fitas de vídeos familiares para o formato digital
        32 – Concluir a edição da seleção de “Vídeos do Gildo” (meu irmão falecido) em DVD digital.
        33 – Editar uma seleção de”Vídeos das minhas crias soprando as velhinhas de seus respectivos aniversários”, em sequência, para dar a idéia dos anos passando rapidamente.
34 – Organizar as milhares de fotos digitais de minha autoria em arquivos temáticos
        35 – Fazer cursos de fotografias
        36 – Andar sempre armado de uma máquina fotográfica, inclusive pelas ruas portoalegrenses, para não mais perder as fotos que surgem inesperadamente.
        37 – Criar um blog de fotos, iniciando pela coleção “STREET ARTs”, com as fotos que venho tirando há vários anos dos artísticos “murais de grafitismos” pelos muros da cidade (muitos dos quais já extintos, só existem nas fotos de malucos beleza como eu).
38 – Criar novos blogs temáticos e postar, de modo a disponibilizar na rede todos os meus escritos.
ESPIRITUALIZAÇÃO
39– Estudar o dharma budista (Desfazer mal entendidos, perdoar e se auto-perdoar)
      40 – Praticar meditação pelo menos duas vezes por dia
      41- Ler o livro A Arte do Viver e do Morrer do Sogyal Rinpoche
      42 – Ler o Livro dos Mortos Tibetanos
      43 - Freqüentar os retiros budistas (para acompanhar a Magda)
44 – Estudar a Doutrina do Espiritismo
      38 – Ler o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo
REALIZAÇÕES PENDENTES
45 - Freqüentar os eventos culturais de cinema, teatro e exposições das casas de cultura (gratuitos) em horário comercial
46 - Frequentar o observatório astronômico da UFRGS e obter um telescópio para observar as estrelas do meu terraço
47 - Viajar para Europa (quem sabe molhar os pés e as mãos no Mediterrâneo?)
       48 - Conhecer a Espanha
       49 - Conhecer Portugal
       50 - Conhecer a Itália
       51 - Conhecer a França
52 - Viajar para o Chile
       53 – Conhecer a casa de Pablo Neruda
       54 - Conhecer os Andes
       55 - Molhar os pés e as mãos no Oceano Pacífico.
56 - Conhecer Bariloche, para vivenciar as estações de esqui.
57 – Conhecer Machu-Picchu
ATIVIDADES CASEIRAS PENDENTES
58 – Colocar forro e piso laminado no sótão
59 – Enxotar definitivamente os morcegos do meu telhado
60 – Pintar as aberturas do terraço e os tubos da mureta
61 – Resolver o problema da fumaceira da churrasqueira na cozinha
62 - Resolver as infiltrações das lajotas quebradas do terraço
PROCEDIMENTOS MÉDICOS PENDENTES
63 – Fazer cirurgia de vesícula
64 – Retirar nódulos sebáceos
65 –Fazer implantes dentários
66 – Fazer cirurgia de hérnia
ATIVIDADES ESPORTIVAS PENDENTES:
67 -Associar-me num clube social perto de casa para recreação familiar (no Inter ou no Club Comercial?), onde eu possa:
     68 - praticar Natação
     69 – praticar Tênis em paredão

 REDES DE RELACIONAMENTOS PENDENTES
70 – Dominar o potencial das novas mídias de relacionamentos como meios de divulgação, na condição de um produtor de conteúdos em busca de seguidores onde eles estiverem:
      71 – Orkut
      72 – Facebook
      73 - Twitter
      74 – Comunidades artísticas
RECOMENDAÇÕES PENDENTES
75 - Ter amigos! (tradução: Freqüentar algumas tribos!) - Quais?... AEAPOPPA?... ASTEC?... Budistas?... Culturais?... ONGs?... Ambientalistas?... Todas?... Nenhuma destas?... Alguma outra tribo que surgir pelo meu caminho de desaposentado?...

        Total, já estarei bem acompanhado e ocupado com a minha lista de coisas para fazer na aposentadoria!

60 comentários:

  1. Acréscimos de coisaspara fazer:
    - Tratamento fonoaudiólogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual aposentado tem grana pra fazer isso tudo?

      Excluir
    2. Eu entendi como propostas, pra nso ficar sem opção. Sao muitos dias de vida e temos que nos ocupar. Ja estou me preocupando com a minha aposentadoria

      Excluir
  2. Nossa!!! Fiquei cansada só de pensar em cumprir uma lista parecida com esta. Estou a dois anos da aposentadoria!
    Parabéns para sua garra e bom humor!

    Saúde e paz,

    Silvana

    ResponderExcluir
  3. Alterar a foto do diário para uma mais atual!

    ResponderExcluir
  4. OLA ESTOU PARA ME APOSENTAR ANO QUE VEM ACHEI A QUESTÃO 2 UM POUCO PESADA(VAGABUNDEAR)ACHO QUE,QUEM ESCREVEU ESTE ITEM, DEVE SER JOVEM E COM MUITOS ANOS AINDA PARA TIRAR NA LIDA.ALIAS NÃO DEVEMOS DIZER O QUE LER NA PARTE RELIGIOSA CADA UM TEM A SUA.PERDOAR?O QUE?QUEM?E PORQUE?SE O TEMPO NÃO APAGAR DEIXE DO JEITO QUE ESTA!
    OBRIGADO MAIS REVEJA ESTA LISTA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PUXA VC PARECE SER UMA DAQUELAS NOJENTAS QUE A GENTE ENCONTRA PELA VIDA(DEVE SER MULHER, SE NÃO FOR SEI NÃO....)... ACHO MELHOR NÃO SE APOSENTAR NÃO, MAS CONTINUAR MORRENDO DE TRABALHAR PARA TER O QUÊ FAZER...

      Excluir
    2. Acho q tem razao ! Ninguem pode dar pitaco na vida do ouro sem saber de nada,quem ja trabalhou ja fez sua parte pelo pais.Tem agoara é q se divertir e aproveitar a vida como pode,se precisar trabalhar, porque a aposentadoria é pouco, tudo bem senao ,cada um faz a sua e ponto !

      Excluir
    3. Creio que foram dadas ótimas sugestões cabe a cada um ajeitar o tempo que ainda reSta é viver feliz.

      Excluir
  5. Bom dia Celso,parabéns pela iniciativa do Blog,gostei muito principalmente das fotos,pois também sou um aficionado amador,e essa,pra mim,foi a melhor sugestão dentre as tantas apresentadas.Também me aposento em fevereiro/2013,e gostaria de sugerir aos que desde muitos anos tem vontade mas nunca se atreveram a experimentar,comprem uma moto(tamanho e cilindrada conforme a experiencia e compleição física do fregues)e comecem a viajar.Um prazer indescritível.E mais,viaje com a esposa,com os filhos,com os amigos,planejando,curtindo cada cidade,vc vai se admirar com o que o motociclismo pode te trazer.Não ande só.Use os melhores equipamentos de proteção para sua moto e pra você,e comprove por si mesmo. Nem precisa dizer:Bebida alcoólica com pilotagem?É o passaporte para o além...Abraço do Oldfox-Curitiba

    ResponderExcluir
  6. É quem medera poder fazer a metade do que vc tem vontade, é uma pena não poder seguir esses conselhos; pra tudo isso teria que ter uma boa aposentadoria pois a realidade é outra.Fico contente e recomendo tudo isso para aqueles que podem abraços.Araçatuba sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você,quem me dera ter um salário digno pra isso.

      Excluir
  7. Acabei de aposentar vou tentar cumprir algumas tarefas indicadas .

    ResponderExcluir
  8. Quanta bobagem sô . Bastaria dizer, fazer o que te der na telha, não esquecendo de reservar um tempo para ensinar aos outros o que você aprendeu com a vida. É isso aí!

    ResponderExcluir
  9. Valeu só de você se expor. Felicidades

    ResponderExcluir
  10. Sou aposentado faz 3 anos e eu vou me divertir e saborear os lanches do BAR DO SAULO, no Jardim Proença na Avenida Guarani 345, atrás da Igreja Nossa Senhora da Aparecida e também aproveito a FEIJOADA DO SAULÃO, aos sábados e conversar com amigos pelas redes sociais, pois no BAR DO SAULO, tem Internet Grátis e assisto televisão também por lá. É um pessoal bem animado que nos faz sentir nas nuvens. Brinco e até posso contar as minhas divertidíssimas histórias por lá. Muito bom e fica a dica. Aposentou? Frequente o SAULÃO.

    ResponderExcluir
  11. O BAR DO SAULO, fica em Campinas, que hoje completa 240 anos. Parabéns Campinas- S.P.

    ResponderExcluir
  12. estou precisando ter certeza de que quero me aposentar, a lista das 100 coisas ajuda sim, mas o problema é mesmo deixar de ser uma personalidade trabalhadora, ser reconhecido como aposentado carrega estigma de estar velho.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei outro é não entro...... Com aposentado é assim mesmo.....o tempo da inutilidades....

      Excluir
  14. Boa noite Celso, estou há horas de me aposentar, e fui lendo e me identificando com cada ítem, relatos de tempos passados , mas muito atuais, quero tudo e mais um pouco de cada ítem, como vc está hj? Tem cumprido essas metas? aguardo .se puder me responda por email sandraquintanilha@gmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Celso, parabéns pelas dicas. Estou perto de aposentar e esse kit vai me ajudar bastante. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Vou me aposentar daqui a um ano e meio. Adorei sua lista. Claro que cada uma de nós tem suas preferências pessoais, mas, inspirado na sua lista, já comecei a elaborar a minha, já tendo chegado a 30 itens, boa parte dos quais igual ou parecida com a sua.E não fique ansioso para cumprir toda a lista: ela deve ser apenas uma diversão, e não uma obrigação, pois você já cumpriu todas que esta vida te reservou. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns. Amei suas dicas. Falta muito ainda para eu me aposentar, mas só de ver sua garra e coragem. Me animei. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns. Amei suas dicas. Falta muito ainda para eu me aposentar, mas só de ver sua garra e coragem. Me animei. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Celso ,parabens pelas belas dicas.Concordo em tuodo com vc. Vc poderia me explicar o que faz um promotor digital? Gotaria de mais esclarecimentos. Obrigada. Silvia

    ResponderExcluir
  20. Aposentei-me há dois anos e nem tive tempo para muita coisa não. Mas a primeira coisa que fiz foi deixar de cozinhar diariamente. Gosto de cozinhar, mas não quis virar cozinheira da família, então faço comida quando me dá na telha, aí o povo se derrete com as delícias.
    O melhor de tudo é poder viajar a hora que eu quero, apesar de dar assistência à minha mãe que tem 85 anos, mas deixo ela com cuidadores e umas duas irmãs que so cuidam dela quando não estou por perto.
    Daí faço tudo que me dá vontade, durmo até mais tarde e agora enjoei e deito cedo e acordo 8 horas. Vou para a internet, leio, vou pra rua, fico em casa rganizando a decoração que eu amo e o jardim com um rapaz a cada 15 dias para mantê-lo limpo. A casa agora está mais bonita e eu posso inventar jeitos novos de enfeitar o jardim e a casa.
    Porém o melhor de tudo é que tenho duas netinhas e minha vida é amá-las. Não me prendo a elas, mas estar come elas é tão maravilhoso que só fazer isto seria tudo de bom em minha aposentadoria. Enfim, não sinto falta do meu trabalho, estou feliz e me sobra tempo para fazer o que me der vontade. Além de minhas viagens nacionais e internacionais que faço e não é porque tenho dinheiro, é porque é sempre possível quando se quer.

    ResponderExcluir
  21. ESTOU CHEGANDO À APOSENTADORIA, AS VEZES ME SINTO INSEGURA E PENSO MUITO SOBRE ELA, TRABALHO DESDE ADOLESCENTE, PENSO QUE PRECISO VIVER SEM COMPROMISSO EM ALGUM MOMENTO, OU PELOS MENOS ENQUANTO ME SINTO FORTE. GOSTEI DE SUAS SUGESTÕES, ADOREI A INICIATIVA. CONTINUE ALIMENTANDO SEU BLOG, MUITA VIDA FELIZ A VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  22. Maluco Beleza (permita-me o trato...), sua contribuição é importante e já está me ajudando muito, conforme você compartilha suas idéias, muitas delas já em andamento e outras ainda por iniciar. Preciso ver, sentir, em quais das atividades encontro meu Caminho, Amando e Servindo conforme possa Realizar. É uma época única e grave, onde nos desvestimos de tudo que construímos e temos como identidade profissional, e nos vestimos com outra roupagem, esta agora ainda mais importante na Vida - como somos reconhecidos em nossos atributos, nossa capacidade, nossa ação efetiva no meio, importância e admiração que, inspirados cada qual com seus valores, buscamos ser reconhecidos - não falo de ego, sim do brilho dos olhos daqueles que nos observam com esperança, fazendo com que nossa vida seja realmente importante, de uma forma simples, alegre e feliz. Detalhe importante: temos tesouros imensos que guardamos conosco, um dos maiores deles, oferecer nossa atenção às oportunidades que por certo virão. De um maluco beleza para outro, meu abraço e votos de ascensão em seus projetos e realizações. Obrigado pela gentileza de se deter dessas linhas, tomara possam contribuir de alguma forma, revigorando-lhe o ânimo para sempre Realizar.

    ResponderExcluir
  23. Uma das coisas que pretendo fazer, é concluir o curso de Física, que precisei abandonar, em função do trabalho. Ou Matemática, gosto de ambos.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Gostei do seu blog. Exatamente o que pensei, pensei e ainda estou pensando em fazer: Uma lista (sou fã de listas) das coisas que almejo e as que não sei se almejarei quando iniciar a lista pretenciosamente longa.Aí é que está: _Quando estamos na ativa ficamos pensando"quando me aposentar, vou fazer isso e aquilo, e arrumamos mais o que pensar.A ansiedade toma conta e O DIA nunca chega. Aposentamos! Fazer o que primeiro? Eu dizia:Vou dormir,dormir,dormir....sem ônibus lotado, sem hora para acordar, sem chefe no ouvido.... e sem ânimo para nada, sem objetivos, sem programações...Peraí! Cuidado! Não deixe o sentimento de inutilidade dominar! Aprendi que precisamos ter uma programação,sim. Ter firmeza naquela decisão antecipada do "quando aposentar vou fazer!" e levar a sério. Fazer para nós,conosco, nos achando de verdade.
    Pessoas aposentam e vão viver a vida dos filhos,dos amigos,dos vizinhos, tudo com tamanha prioridade que, quando vão ver, estão novamente se escravizando com horários, satisfações a dar e sendo o grande amigo de todos que se aproveitam de seu "tempo livre" e se esquecem que agora é sua vez.
    Portanto,bora realizar os sonhos, ainda que listados e aguardando o tempo de cada um.
    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  25. Amei esta lista. Era o que eu procurava. Fazer projetos e realiza-los. Eu, além de manter minha casa em ordem - coisa que não faço agora, quero montar um quebra-cabeça de 500 peças e emoldurá-lo. Ter a regalia de ler um lindo romance - Vou escolher na livraria ou banca ou em algum sebo. Eu vou fazer bordados simples em ponto cruz. Vou tirar tempo para orações, preces e súplicas pelos povos e pelo Brasil, que eu amo. Vou incomodar a Deus. Mas não quero desperdiçar este tempo tão valioso. Mas vou usar alguns itens da sua lista, vou sim. São um presente para mim, pode acreditar. Sucesso e Saúde!!! São abençoadas as pessoas de boa vontade!!

    ResponderExcluir
  26. acho que o melhor é o quebra-cabeça, jogar buraco, fazer teatro, caminhar, sei lá

    ResponderExcluir
  27. Muito bacana suas dicas. Devo aposentar ainda entre março e junho/2017, e pretendo seguir boa parte da lista, acrescentando 2 horas para desenvolver meus projetos de robótica, pois esse será nosso futuro. Quem sabe construir robos que interagirão com os aposentados, lembrando dos seus compromissos, lendo um livro, contando históricos, lembrando a hora de tomar os remédios. Tudo é possível. E claro, também descansar trabalho desde 10 anos e já se foram 43 anos de labuta. Só não quero que me chamem de preguiçoso ou me explorem "já que você não tá fazendo nada, faça isso, faça aquilo..." desse jeito vai ser um inferno e não uma aposentadoria, Quero simplesmente fazer o que gosto. Boa sorte para todos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Jbane gostei dos seus comentários irei aposentar neste período pretendo primeiro fazer um curso de fotografia é um atividade gosto, viajar conhecer novos horizontes viver a vida pois ela é bela nós que trabalhamos e dedicamos a família muitas das vezes não lembramos de nós como seres que temos necessidades investimos nas necessidades dos outros.

    ResponderExcluir
  29. Oi Jbane gostei dos seus comentários irei aposentar neste período pretendo primeiro fazer um curso de fotografia é um atividade gosto, viajar conhecer novos horizontes viver a vida pois ela é bela nós que trabalhamos e dedicamos a família muitas das vezes não lembramos de nós como seres que temos necessidades investimos nas necessidades dos outros.

    ResponderExcluir
  30. Gente viver a vida fazendo o que gosta sem necessariamente ficar olhando para relógio isso é fenomenal, quero terminar ler livros que não terminei, realizar alguns desejos. Fazer meu curso de fotografia fazer o que gosto, pelo menos vou tentar ser feliz. Sucesso e muita saúde a todos

    ResponderExcluir
  31. Gente viver a vida fazendo o que gosta sem necessariamente ficar olhando para relógio isso é fenomenal, quero terminar ler livros que não terminei, realizar alguns desejos. Fazer meu curso de fotografia fazer o que gosto, pelo menos vou tentar ser feliz. Sucesso e muita saúde a todos

    ResponderExcluir
  32. Aposentei por especial area da saude,mais cumpri 33 anos de registro,vou trabalhar ate dia 31 de janeiro estou cumprindo avizo porq pedi demissao,pretendo viajar muito e praticar mais exercicios,pois sempre pratiquei e amar muito curtir o meu futuro esposo descansar muito,porq trabalho desde os 7 anos,porq no meu tempo podia trabalho infantil,então eu mereco a gente merece

    ResponderExcluir
  33. Aposentei por especial area da saude,mais cumpri 33 anos de registro,vou trabalhar ate dia 31 de janeiro estou cumprindo avizo porq pedi demissao,pretendo viajar muito e praticar mais exercicios,pois sempre pratiquei e amar muito curtir o meu futuro esposo descansar muito,porq trabalho desde os 7 anos,porq no meu tempo podia trabalho infantil,então eu mereco a gente merece

    ResponderExcluir
  34. Olá Celso. Gostei muito das suas dicas e vou ter como meta cumprir algumas delas antes de me desligar da empresa pois já estou aposentado porém ainda na ativa. Pretendo fazer um curso ligado a arte, gosto muito de aquarela e meu sonho é morar próximo ao mar e ter como ocupação concluir as telas e expô-las em alguma galeria para mostrar o meu trabalho. Tenho uma esposa maravilhosa e pretendo fazer caminhadas diárias com ela como fizemos recentemente durante as férias na Bahia e Ilha Bela, aliás o local que gostaria de morar. Quero também ter uma aproximação com a comunidade local disponibilizando uma parte do meu tempo para auxilia-los com meu conhecimento na área de TI, ou assuntos relacionados. Claro que tenho outros projetos e sonhos a serem realizados mas uma dica que me chamou atenção de uma das pessoas do fórum e não viver a vida de ninguém, essa foi uma ótima dica. Abçs

    ResponderExcluir
  35. Oi, encontrei seu blog numa pesquisa no Google. vou me aposentar e preciso de ideias ( nunca programei o que fazer quando acontecesse exceto viagens, continuar a zumba, incluir hidroginástica, um curso...). Mas, em razão das medidas do temeroso golpista e para não perder direitos, com tempo de contribuição para ser beneficiada, com a desmotivação trabalhando num órgão do legislativo resolvi. Aposentar-me-ei! Gostei das ideias, parabéns! Senti-me um pouco perdida antes da decisão, mas agora estou confiante por isso a pesquisa para seguir com mais base. Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Estou aposentada há 08 meses, fui servidora publica como contadora por 33 anos, ainda não me senti inútil, tenho uma filha que faz faculdade em outra cidade e outra que irá tb estudar fora ano que vem. Os meus dias são bem ocupados, ando de bike pelo menos duas vezes por semana, faço caminhadas noturnas de segunda à sexta, (noturnas para encontrar os amigos que trabalham), portanto participo de alguma forma do dia deles, estudo inglês no sábado com um monte de jovem, me tornei catequista mirim nos sábados à tarde. Vou aprender a tocar violão pq sempre tive vontade, e em todas as oportunidades que tenho um parceiro (sou separada), vou dançar bolero que amo. Escuto muito músicas, adoro rock in roll. Faço tb muitos trabalhos em casa, tipo consertos. Assisto muitos filmes e séries e tb leio bastante. Por enquanto ainda não sinto falta do trabalho.

    ResponderExcluir
  37. Estou aposentado há quatro anos, tenho atividades diariamente, parece-me até maiores quando ativo, porém a satisfação é que trato as atividades como terapia ocupacional e o melhor é que são rendáveis.
    Parabenizo a iniciativa do companheiro, porque de certa forma direciona idéias aqueles que estão prestes a ingressar na aposentadoria e principalmente àqueles que estão aposentados e ociosos, alguns beirando uma depressão. vamos aumentar essa relação.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela disposição de leituras. Muitas já faço como viajar pela Europa e Andes. Praticar nataçao. Fora isso nada me inspirou.Mas se tornar um escritor acho bem interessante, penso mudar de país já que não tenho familia.

    ResponderExcluir
  39. Legal! Me identifiquei com algumas ideias!

    ResponderExcluir
  40. Ameiii o blog! Logo, logo penso na aposentadoria e com a rápida leitura dos comentários e textos, senti segura para a minha decisão.

    ResponderExcluir
  41. Excelente blog!! parabéns!

    ResponderExcluir
  42. Adorei a lista e sua iniciativa. Dá pra tirar muitas idéias daí acrescentando algumas que já faziam parte de minha propria perspectiva. Valeu. Vamos buscar sempre novos horizontes para não nos sentirmos fora do mundo. A dança é algo que me faz muito bem.

    ResponderExcluir
  43. Cada um na sua. Eu me aposentei em Fevereiro de 2017 e continuo na ativa ministrando aula em curso superior. Tenho então duas fontes de renda,há... estou pesquisando uma terceira...

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo blog. Fonte de imaginação e alegria.

    ResponderExcluir
  45. Celso adorei! Estou aposentada mas continuo trabalhando. Estava procurando algum interesse novo para esse ano. Adorei sua sugestão de não se vestir como aposentado!!!

    ResponderExcluir
  46. Cara uma boa coisa que aconteceu na minha vida, após aposentar e parar de trabalhar foi descobrir a bicicleta...
    Estou até pensando em fazer cicloturismo um dia pelo Brasil ou pelo mundo afora!
    Quem sabe?
    Mas pedalar segunda, quarta e sexta a noite com amigos e sábados e domingos de manhã (dando uma puxadinha a mais nos finais de semana no percurso) está sendo uma terapia e higiene mental sensacional!!!

    Maurício

    ResponderExcluir
  47. Cartão Atm em branco

    VOCÊ SABE QUE VOCÊ PODE HACK UMA ATM MACHINE COM UM CARTÃO ATM EM BRANCO PROGRAMADO ??

    este cartão é um cartão ATM que pode ser usado para hackear qualquer caixa eletrônico. Retire o dinheiro que quiser !! Nós damos esses cartões para clientes em todo o mundo. este cartão é um cartão para os ricos e os pobres, basta aplicar e ver o melhor em você tudo bem, também fazemos cartões de crédito também!

    Aqui estão as nossas listas de preços para os CARTÕES ATM:
    SALDO: PREÇO

    US $ 5.000 ---- US $ 200

    US $ 7.000 - $ 300

    US $ 8.500 ----- US $ 450

    US $ 10.000 ---- $ 500

    US $ 100.000 ---- $ 1000


    Isso inclui frete grátis e taxas! encomende agora: via e-mail: (americanewbllankatm@gmail.com)

    NOTA: Não pense que você não pode fazer isso, muitas pessoas ao redor do mundo se beneficiaram também, nós também programamos cartões que retiram EURO


    OU WHATSAPP US AT :: +1 (409) 547-4163

    ResponderExcluir
  48. Interessante o Blog! Estou aposentada há 2 meses e estou fazendo algumas coisas que não conseguia antes. Voltei para as aulas de hidroginástica e musculação, e ano que vem vou aprender tocar piano e após violão(sempre quis). Estou me sentindo muito bem. As idéias citadas aqui complementam as tarefas. Adorei a lista de tarefas a cumprir. Interessante!

    ResponderExcluir
  49. Pena que não dá para virar garota de programa depois que aposenta, né? kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. Amei suas dicas! Estou de licença prêmio antes da aposentadoria. Meus filhos já estao casados, tenho netas lindas...Estudo francês e viajo, mas suas ideias me inspiraram...

    ResponderExcluir

  51. Obtenha um cartão ATM em branco e dinheiro Bom dinheiro / fundos Pague sua dívida diretamente hoje em qualquer caixa eletrônico em qualquer lugar do mundo. entre em contato com Jaxononlinehackers@gmail.com. É 100% garantido de segurança sem a preocupação de ser pego porque o cartão em branco já está programado e carregado com bons fundos, de forma que não é rastreável e também possui uma técnica que torna impossível para o CFTV detectar você, i não sou uma mulher estúpida que vou revelar ao público e começar a dizer o que alguém não fez. Para mais informações entre em contato com o Sr. Jaxon Boone e também sobre como você vai conseguir seu cartão, peça o seu hoje via e-mail: Jaxononlinehackers @ gmail.com, Text & Call ou Whats-app: +12192714465

    ResponderExcluir