ALFORRIA: SE CORRER O BICHO PEGA IGUAL!

            Por incrível que pareça, mas conforme o nome deste blog, Diário de Obra de Um Aposentando, se trata de um diário; ainda que não apresentado cronologicamente. Como em qualquer períódico que se preze, ganham prioridade de publicação as postagens que estão vinculadas com fatos de interesse de leitura imediata do seu público. Passado esta última avalanche de temas da atualidade, podemos tentar retomar os textos que estão aguardando sua vez no blog há vários meses...

ALFORRIA: SE CORRER O BICHO PEGA IGUAL!
quarta-feira - 28/julho
               Ontem houve comemoração com vinho chileno Casillero Del Diablo (malbec!) e telepizza da Oca de Savóia, alusiva à data de 28 de julho de 2010; com direito a queima de um charuto cubano Romeo y Julieta, em cujo selo a dedicatória faz homenagem ao grande acontecimento desta data. No dia de hoje se configura o direito adquirido da absolvição do jugo do trabalho: data a partir da qual passo a dispor da minha Carta de Alforria para usá-la no momento que quiser. Fechei ontem o número cabalístico 95, da minha idade somada ao meu tempo de serviço, finalmente!
             Agora estou definitivamente na reta da bandeirada final de chegada no Grande Prêmio da Aposentadoria. Recebi a minha última vantagem de fim de carreira, o meu último “avanço trienal de 5%” em maio/2010, não restando mais nada o que acrescentar aos meus vencimentos, só surgem pela frente cada vez mais ameaças de perdas salariais, as quais não são poucas e vêm de todos os lados.

             Daqui pra frente passo a correr pelo resultado com o regulamento embaixo do braço, como se diz no futebol, pois já incorporei todas as vantagens previstas e tenho a minha carta de alforria guardada na manga como um coringa no jogo de carteado. Qualquer coisa, se o bicho for muito feio e der pra correr sem que o bicho pegue, corro que nem o Jalba até o Previmpa e cadastro o meu pedido de aposentadoria imediatamente!
            Recentemente já apareceram bichos bastante feiosos, mas que não ameaçaram o suficiente para me botar em pânico, mas quase, como foi a ameaça de corte da insalubridade em decorrência da implantação do novo laudo da perícia na DVM. Passado o susto inicial, a racionalidade voltou a imperar e, por enquanto, parece que tudo serenou sobre esta ameaça de perda salarial às portas da aposentadoria.

          Mas a SMA comunicou em seu informativo online que o “Comitê de Política Salarial da prefeitura reuniu-se com representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) para nova rodada de conversações. Dentre os temas tratados, o Simpa mostrou especial preocupação com a ação civil pública movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Capital sobre o cálculo de concessão das gratificações adicionais e por regime especial (RTI e RDE) dos servidores municipais de determinadas autarquias. O governo enfatizou, durante a reunião, que o tema da ação também é uma preocupação do executivo municipal. “O governo, através da Procuradoria Geral do Município, está buscando a defesa jurídica para preservar os vencimentos dos servidores. A prefeitura foi notificada para prestar informações ao juiz”.

Boletim de dezembro/2010
           Quando a gente menos espera, às vezes, surgem os piores monstros. Como parece ser o caso desta ameaça do “Exterminador do Efeito Cascata” lançada pelo Ministério Público Estadual, que considerou irregular o cálculo de gratificações concedidas a servidores públicos municipais de Porto Alegre. Quebrando em miúdos, o tal efeito cascata que pretendem exterminar se refere à incidência do Regime de Dedicação Exclusiva (de 100%) sobre os avanços adicionais (de 15% e 25%) e às funções gratificadas incorporadas. Consideram que há vantagens incidindo sobre vantagens, o que constituiria um efeito cascata. É o anúncio de um rombo bem maior do que todas as outras ameaças de perdas anteriores, e ainda é extensiva a todos ativos e inativos. O promotor também pede a revisão de todos os benefícios já concedidos anteriormente. É pouco?...
           É o tipo de bicho que não adianta correr para o Previmpa e se esconder no pijama de aposentado que ele pega igual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário