O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BLOG

O blog Diário de Um AposentaNdo completa um ano de existência hoje, dia 2 de fevereiro. Como diria o Lula: Nunca antes na história deste Departamento se desenvolveu um Programa Preparatório de Aposentadoria tão amplo e completo como o desenvolvido neste blog. Aqui temos tratado de todos os assuntos pertinentes, e até alguns que nem parecem tão relacionados com este importante rito de passagem na vida da gente, que é o de passarmos de “ativo” para “inativo” (ninguém merece uma terminologia dessas!).

Quando tive a idéia de desenvolver esta crônica, em forma de diário-memorialista, relatando observações cotidianas dos últimos meses da minha carreira de servidor público municipal, jamais imaginei que teria fôlego literário para produzir tamanho volume de textos. Olhando hoje o resultado deste intenso envolvimento com a produção textual, acho impressionante  o fluxo inesgotável desta vertente de inspiração que sempre faz brotar diariamente novos temas e idéias de abordagens e de ilustrações fotográficas para as postagens no blog.

É inevitável que, neste momento, o engenheiro que ainda há residual em mim (que tem sido o meu Lado A)  busque  quantificar numericamente os méritos do blog. Com mais de 115 postagens em 12 meses, significa que produzi cerca de 10 postagens por mês!  Ufa!...São, no mínimo, dois textos por semana; havendo duas semanas por mês com 3 postagens. Não  é pouca coisa, as noites foram curtas para conciliar tanta vontade de escrever com a necessidade de dormir. Os finais de semana foram ocupadíssimos, sem tempo nenhum para leituras: foi um ano de colheitas literárias!
  O mais impressionante foi o crescente número de acessos mensais ao blog. A frequência iniciou tímida, na ordem das dezenas; subiu para além de uma centena no primeiro semestre, e depois foi aos saltos, dos duzentos e pouco para quatrocentos e tanto e, estourando a boca do balão, em dezembro atingiu a marca de 650 acessos! E agora em janeiro, que era previsível um período de baixa, por estar a metade do funcionalismo municipal em férias, estamos superando esta  marca com 730 acessos!!! (O Facebook que se cuide!). 

Mas o verdadeiro indicador do êxito do blog, que demonstra que o blog atingiu em boa parte o seu público alvo, é a totalização de hoje é de 3.700!!!! acessos registrados em seu contador ao longo deste seu primeiro ano de existência.
À parte o ufanismo natural de quem saiu recentemente, não do armário, mas das gavetas em que guardou os seus escritos a vida inteira, e passou a ter alguma visibilidade do seu lado B (literário, no meu caso), é preciso que se mantenha o discernimento de que “acessos” não significa “leitores”, muitos são acessos de mera “bisbilhotagem” de internautas navegando à deriva. Todavia, certamente obtive  mais leitores do que poderia imaginar obter algum tempo atrás, antes do advento da internet com suas ferramentas de relacionamentos, especialmente do mundo maravilhoso dos blogs. 

Poder publicar os escritos é  uma forma de “realização pessoal” agora possível a todos, pois agora também está ao alcance dos solitários escritores amadores, os não profissionalizados; assim como  as partidinhas de futebol com os amigos realizam aos jogadores amadores, mesmo aos barrigudinhos e aos que nunca jogaram grande coisa.  Contudo, por esta experiência deu para dimensionar a dificuldade que deve ser a vida de um jornalista, como o Juremir Machado, para alimentar uma coluna de crônicas diariamente no jornal e, credo!, ainda publicar uma outra crônica diária na internet. Ainda bem que desisti do curso de jornalista e de querer ser cronista, mas talvez pudesse pegar alguns biscates como free-lancer (desde que com tempo bastante para desenvolver as matérias, e sem limitação de espaço para que eu possa fazer do tamanho que quiser: isso só em blog!)... Definitivamente nunca tive pique para desenvolver produção literária contra o tempo, preciso deixar os escritos por alguns dias decantando para que,  magicamente,  surjam flashs de modificações de detalhes ou de grandes acréscimos, chegando às vezes a modificar o  próprio tema ou a abordagem sobre o assunto...É uma loucura masturbativa mental!


Mas, certamente, nem todos os seguidores do blog Diário de Obra de Um AposentaNdo perceberam que este meu Lado B (de escritor) tem o seu próprio Lado B, o que vem a ser o meu Lado C, que é o meu lado poeta. Para quem não percebeu ainda que no menu do blog, na seção Minha Lista de Blogs, tem dois links para os meus blogs de poemas (Elos e Indagações), aviso que estão perdendo o melhor de mim: Estão perdendo as ilustrações artísticas feitas pela minha filha Luíza!
Por sua vez, este meu Lado C tem o seu lado B, que é o meu lado fotógrafo. Este meu lado da fotografia, que vem a ser o meu Lado D,  também tem seus links no Menu do blog na seção Minhas Fotos no Picasa. São várias centenas de fotos  envolvendo a temática do DMAE em seus mais variados ângulos de percepção, captadas na labuta do dia-a-dia nos últimos anos. Modéstia à parte, mas tem algumas fotos imperdíveis: confira!

Assim, guardada as proporções, feito um Fernando Pessoa com suas múltiplas personalidades artísticas, estou me colocando completo  nos blogs; e como diz o maior poeta da língua portuguesa: Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.

Em comemoração a tudo de bom que foi 2010, estou indo de férias com a família para Fernando de Noronha. Mas, caríssimos  leitores, manterei vocês ocupados com novas postagens para serem conferidas no blog durante o mês de fevereiro. Não podemos deixar a peteca cair, precisamos manter o vínculo em 2011 que é o “Ano D”, o ano da aposentadoria, só não sabemos ainda qual será o “Dia D”. 

Em março, depois do carnaval, eu volto pro DMAE, não me deixem só! Neste BigBrotherDmae que é transmitido aqui no blog Diário de Obra de Um aposentaNdo, você vai acompanhar o momento decisivo no “paredão” que vai me mandar para casa, e vai ficar sabendo dos desdobramentos da vida de um ex-barnabé lá fora no mundo...além de outras historinhas que rolaram longe dos edredons...

Nenhum comentário:

Postar um comentário