O URSO HIBERNADO

      A Margareta, colega do DMAE que atualmente preside a ASTEC e que fez um poético comentário neste blog, enviou-me um e-mail com os seguintes termos:
     Oi Celso, espero contar contigo na Astec. Concordo com a maioria das questões consideradas por ti (na postagem Luta de Classe: ASTEC X SIMPA), mas temos que fazer acontecer, com organização e sem ideologia partidária, que é a forma de trabalho das diretorias até o momento na Astec. É isso que nos diferencia dos sindicatos. Assim, espero contar contigo porque precisamos de pessoas com a tua experiência e conhecimento!!!! Ainda mais aposentado, com tempo para colaborar!!!
Estou esperando a tua ficha preenchida!!!!!

     Antes mesmo de toda esta rasgação de seda pro meu lado cheia de exclamações, eu já tinha dado o braço a torcer, mas não tinha me entregado, pois ainda prevalecia a minha índole anarquista. Todavia, balancei e o meu ímpeto de luta pela sobrevivência foi aguçado ao ler a revista Saneamento Ambiental nesta semana, onde foram eleitas as empresas do ano em saneamento de 2009 em três modalidades: Empresa Estadual de Abastecimento de Água, Empresa Municipal e, com destaque, para Empresa de Controle Privado.
     Fiquei sabendo que nada menos do que a mega empresa Odebrecht, com a denominação de Grupo Foz do Brasil, que recebeu a primeira concessão privada do setor de saneamento no Brasil em 1995 na cidade de Limeira (SP), se apresenta com 100% de cobertura de água e de coleta de esgotos, e de 76% de esgoto tratado e ainda, acredite quem quiser, com um índice de apenas 16% de perdas (cuja média nacional é de 45%). Em resumo, a Odebrecht passou a ser referência nacional na área de saneamento, e já atua em Rio Claro e Mauá (SP), em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Com a inovação de contratos fidelizados com as indústrias, em que quanto mais o “cliente” consumir menos ele pagará; a idéia é expandir este modelo bem sucedido de gestão eficiente para novos municípios com concessão...Aí meu Deus, vão engolir o Dmae também e junto vai a minha custosa paridade e integralidade conquistada na aposentadoria!...Preciso ressuscitar o urso que está adormecido em mim e que hoje só quer fazer poemas:

CAPACHO VELHO

Como um peludo tapete branco
De pele de urso com cabeça
Estendido sob os pés do poder perverso
Do capitalismo politicamente incorreto
Que faz riquezas cavando buracos
Na camada de ozônio do planeta
Fico escutando as conversações e acordos
Das cúpulas das poderosas nações desunidas
A propósito da proteção da natureza
Do meio ambiente e da pobreza.

Sob a névoa da fumaça dos charutos transgênicos
Expelidas das chaminés poluentes de suas narinas
Imobilizado, não consigo puxar-lhes o tapete
Nem um abraço de urso, nem um urro forte
Nada mais tenho para os ameaçar
Sou mais um velho capacho, sem esperança
De fazer ou ver o mundo melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário