O ÚLTIMO DIA E AS CARAS DO DMAE

29/04/2011
          Esta semana eu literalmente queimei arquivos ateando fogo em uma sacola imensa de papéis recolhidos das minhas prateleiras e gavetas do meu local de trabalho no DMAE. É impressionante como se junta papeladas inúteis que se vai carregando na espera de surgir uma boa oportunidade de descarte que não chega nunca. Agora é a hora, às vésperas da aposentadoria, do feng-shui final, de limpar e desovar tantos os arquivos físicos quanto os virtuais contidos no disco rígido do computador.
Queimei na churrasqueira do meu apartamento docs e carnês  de pagamentos de contas, extratos bancários e canhotos de talões cheques, em suma, papeis que contém dados pessoais que ninguém mais se anima a jogar simplesmente no lixo, com medo que possam cair em mãos de marginais golpistas.
        Vinha me dedicando também a rastrear pasta por pasta dos meus arquivos digitais no computador do DMAE, selecionando o que deve ser repassado para os colegas que vão dar continuidade nos serviços que me competia fazer e, cautelosamente, deletei mais de 1.000 arquivos caducos como lixo eletrônico. Nesse processo dos últimos dias, é claro, vinha preparando o kit de viagem para a aposentadoria, empacotando os arquivos que me interessam levar como “recuerdos”, especialmente o dossiê de fotos das caras dos colegas e de locais do DMAE. 
       Para a bagagem da viagem adquiri uma mala grande, ou seja, comprei um HD-Externo de 120GB para acomodar meu breve histórico de registros digitais. Breve sim, pois, por incrível que pareça, faz pouco mais do que uma década apenas que dispomos de computadores individualizados, embora pareça que já faz muito mais tempo, ou até que sempre tivemos este recurso, desde criancinhas. Faz menos tempo ainda que dispomos de máquinas digitais de fotografias: bem diz o ditado que o tempo da era da informática parece que voa aceleradamente!

       Paradoxalmente, porém, para a minha casa eu levo todas mas para fins de doação como acervo da DVM este breve histórico se constitui numa verdadeira imensidão de arquivos que armazeno na memória do meu computador, são milhares de fotos dmaeanas batidas por mim! Motivo pelo qual tive que fazer uma seleção drástica, deletando grande parte, para poder disponibilizá-las como um produto minimamente interessante a um herdeiro deste legado, no caso, escolhi o colega Carlos Maiocchi Casagrande para quem repassei a herança.


         Sobre hoje, o meu último dia de trabalho, evitando ao máximo me tornar emotivo, apenas registro que o dia transcorreu normal, sendo que ontem houve uma confraternização dos aniversariantes da DVM do mês de abril, onde brindamos com champanhe a minha alforria!


Está ainda na programação do meu “bota-fora” fazermos um tradicional churrasco no campo de futebol sete da Catumbi, com uma pelada de futebol do pessoal do pátio, o que possivelmente seja objeto de uma postagem posteriormente aqui no blog. Nunca se sabe...

 Neste último dia ainda tive a oportunidade de participar do ato público do Movimento pela VRT (Valorização da Responsabilidade Técnica) dos Engenheiros, realizado na esquina do meu local de trabalho, onde pude despedir-me de vários colegas e exibir com sucesso a camiseta que havia ganho de presente na festinha do dia anterior do amigo Konrad, com os dizeres: Eu fui, DMAE!
A última hora do último dia dediquei a percorrer os diversos recantos da Divisão de Manutenção (que está toda em obras e revirada como um campo de batalha), despedindo-me individualmente de cada colega, deixando claro que não vou desaparecer, pelo contrário, vou ficar revoando feito fantasma o local onde viveu, pelo fato da minha mulher continuar trabalhando no DMAE por mais alguns anos e eu ser o seu motorista e, também, pelo meu vínculo de ser membro da diretoria da associação AEAPOPPA.

No final do expediente, tratei com especial solenidade o último movimento desta formidável ópera de cumprimento da sentença trabalhista do tempo de serviço para se ganhar direito a uma aposentadoria integral, qual seja, o ato solene da última batida de cartão ponto!

Fiz questão de registrar fotograficamente, com as testemunhas oculares, este momento culminante em que se abre definitivamente a algema eletrônica do cartão ponto e se rompem as grades das janelas pelas quais assistia passar os dias, as semanas, os meses e os anos...a vida.
   Carreguei comigo todas as tralhas que acumulei durante todo esse tempo no meu reduto inicial e final, que foi a manutenção de equipamentos do DMAE (com um breve hiato devido a minha passagem pelas Divisões de Água e de Planejamento como engenheiro recém formado);
          bem como  carrego as fortes influências de formação humanísticas das várias gerações de colegas com quem convivi no Departamento.
Estou partindo do convívio diário com os colegas, mas não vamos perder o contato, pois certamente há vida depois da aposentadoria, e eu serei uma voz no além a relatar como se dá esta transição do mundo dos ativos para o mundo dos inativos. O Blog Diário de Um AposentaNdo continuará vivo, fique ligado!

Assim, cumprido o ritual do derradeiro  dia útil deste mês de abril de 2011, rumando para a liberdade incondicional da disponibilidade do tempo do resto da minha vida, em comemoração ao meu último dia  de servidor público municipal em atividade, vou disponibilizar exclusivamente para os leitores do blog, como uma homenagem póstuma, a minha coleção favorita de fotos, acervo que cobre  mais de dez anos de convívio com os colegas dmaeanos,  que chamo de “As Caras do DMAE”:


AS CARAS DO DMAE - Coleção de fotos - Clic aqui!

         Não deixe de dar uma espiadinha nas fotos “As Caras do Dmae”, vale a pena ver as caras da nossa gente dmaeana. Procure bem, pois provavelmente a sua cara também deve estar lá, fazendo parte deste meu Baú de Recordações do Dmae que é este blog.

VALEU MUUUUIIIIITTTOOOOO DMAE!!!!!!!!
         

Um comentário:

  1. Ai, que saudades do meu guru!
    Felicidades nesta nova etapa da tua vida!
    Fernando.

    ResponderExcluir