LUPICÍNIO: A COLOQUIALIDADE DO SAMBISTA DE BOMBACHAS

(Resumo para aqueles leitores que acharam muito longa a postagem anterior: Lupi Foi Assim)
Eu gostei tanto, tanto, quando me contaram, que tive mesmo que fazer um esforço pra ninguém notar...
         A década de 1930 foi o auge de Noel Rosa e da implantação do rádio como veículo de divulgação musical. Noel, que morreu aos 26 anos, foi o primeiro a reconhecer o talento do jovem sambista gaúcho: Esse garoto é bom, esse garoto vai longe! Lupicínio Rodrigues se destacou na década de 1940 como compositor em âmbito nacional, tendo suas canções gravadas por todos os grandes cantores da época, tais como Orlando Silva e Francisco Alves. Lupi emplacava vários sucessos anuais, com destaque para Vingança e Nervos de Aço.
Você sabe o que é ter um amor, meu senhor? Ter loucura por uma mulher?...
A consagração de Lupicínio como compositor de samba-canção consiste um fenômeno em vários aspectos. Primeiro que Lupi é um sambista de bombachas, ou seja, um gaúcho fazendo samba que era coisa de carioca e, no máximo, também de baiano.  E Lupi foi um fenômeno único ao conseguir conquistar com o seu talento o centro cultural do país sem se mudar para o Rio de Janeiro, capital federal na época. O sambista continuou tomando suas biritas com os colegas de boemia e se inspirando em suas cornitudes no extremo sul do Brasil.
Esse moços, saibam que deixam o céu por ser escuro, e vão ao inferno à procura de luz.
Lupicínio viveu numa época em que os cantores eram valorizados por terem vozeirões e por interpretações empoladas, com demonstrações de seus recursos vocais. Paradoxalmente o cantor Lupicínio sempre cantou suas próprias canções num tom de voz intimista, fraca e macia. Entretanto, as suas músicas de “dor de cotovelo” ficaram conhecidas nacionalmente através dos intérpretes consagrados naquela forma de cantar tradicional.
Volta, vem viver outra vez ao meu lado, não consigo dormir sem teu braço, pois o meu corpo está acostumado.
Com o advento do movimento musical modernizante da Bossa Nova, que buscava empregar temas e interpretações coloquiais para as canções, o pessoal da geração do Lupicínio ficou datada como antiquada e foi banida do mercado musical de discos e das rádios.
Felicidade, foi-se embora e a saudade no meu peito ainda mora...
Entretanto, o próprio João Gilberto, pai da Bossa Nova, foi o primeiro a perceber que as músicas do Lupi, quando interpretadas sem as grandioloquências da moda antiga, eram  canções de coloquialidades surpreendentes e radicais. Em seguida o Caetano Veloso gravou  a música Felicidade e seguiu-se uma série de gravações dos novos medalhões da MPB (Gil, Gal, Bethânia, Elis Regina, Paulinho da Viola) das canções do Lupicínio com arranjos e interpretações ao gosto do público moderno.
Nunca, nem que o mundo caia sobre mim, nem se Deus mandar, nem mesmo assim...
Assim, o sambista de bombachas viveu os últimos anos de sua vida com a sua obra sendo prestigiada, e sendo especialmente ressaltado o seu talento de expressar a coloquialidade popular nas letras de suas canções.
Eu agradeço pelas homenagens que vocês me fazem, pelas besteiras e coisas bonitas que dizem que eu fiz.
- Valeu Lupi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário