Livro Diário de Um AposentaNdo do DMAE

O projeto do livro “Diário de Um AposentaNdo do DMAE”, mencionado na postagem anterior, contendo uma seleção de crônicas deste blog, é especialmente interessante  porque ele tem um público alvo certo e, conforme os milhares de acessos no blog, a abordagem e  as temáticas desenvolvidas estão agradando a este público. Talvez agrade por que estão sendo relembrados no blog muitos dos grandes momentos vividos por esta geração que está se aposentando agora, e a Prefeitura tem milhares de aposentaNdos. Assim, tomei a  audaciosa  iniciativa de sugerir aos canais competentes da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) este projeto de bancar a edição do livro.
Naturalmente comecei enviando a sugestão para a coordenadora da SMA do Programa Para Aposentadoria (PPA), esclarecendo que não tinha nenhum interesse econômico no projeto de livro do blog, e argumentando dentro da minha convicção de que o universo de assuntos que efetivamente envolvem este rito de passagem é muito mais amplo do que pode ser tratado no curso e que, com o meu convívio com a problemática durante os últimos dois anos, havia conseguido captar várias nuanças e questões de grande valia para os aposentaNdos com N maiúsculo, os conscientes do passo que estão daNdo.
A Tanise achou “Ótima a ideia, sensacional!” Mas...revelou que a questão de patrocinar a impressão do livro pela SMA era “inviavelmente complicada”. Beleza, pelo menos conquistei de imediato uma aliada para o projeto, peça chave na distribuição do livro e que inclusive se propunha a solicitar uma reunião com o presidente do Previmpa para tentar viabilizar a sua publicação.
Bueno, pensei, agora que já somos dois, juntos podemos ir buscar o patrocínio e a orientação técnica da Coordenação do Livro da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de como produzir um livro. Das cerca de  200 crônicas já postadas no blog, algum especialista designado pela SMC certamente conseguiria selecionar uma quantidade adequada de textos que podem constituir um livro interessante para ser distribuído gratuitamente entre os alunos das turmas do Curso de Preparação para Aposentadoria,  e aos novos aposentados pelo Previmpa.  A Tanise sugeriu que talvez a Procempa possa ser nosso parceiro, ou até o DMAE, por que não?...
Devido às dificuldades encontradas para fazermos deslanchar o nosso projeto do Livro dos AposentaNdos da PMPA, fiz alguns movimentos visando a sua viabilização. Diante do silêncio dos possíveis promotores desta edição em relação aos nossos emails (Previmpa e SMC), tomei a iniciativa de imprimir uma crônica do blog para materializar o seu "jeitão" de apresentar as matérias e busquei um contato pessoal, não virtual-online, já que ninguém do primeiro escalão tem mais tempo pra ler o blog de um desconhecido. Esperei o professor Sergius Gonzaga (Secretário Municipal da Cultura) sair na porta da sua sala de aula da Faculdade de Letras na UFRGS do Vale (onde sou aluno), me apresentei e explanei “rapidissimamente”, caminhando no corredor, o nosso projeto e formulei o pedido de que a SMC nos forneça o suporte técnico de como produzir um livro. Fiz questão que ele levasse o material impresso para que tenha alguma concretude nas mãos, sendo que ele ficou de tratar o assunto com o Márcio Pinheiro que é o especialista na área de livros...
Alguns dias depois recebi um email dizendo o seguinte: “Meu nome é Fernando Rozano, sou da Coordenação do Livro e Literatura, que é coordenada por Márcio Pinheiro na SMC. Trabalho na Editora da Cidade. A propósito do livro que ora apresentas como ideia de publicação, sob o aspecto financeiro não temos condições, porém, tecnicamente estamos à disposição, inclusive para sugestões, leitura e revisão dos textos. Mantenha contato, melhor se for após a Feira do Livro.”
Diante da extrema dificuldade de fazermos um contato com o Rigotti, presidente do Previmpa, que como um sabonete escorregou escapulindo por meses sem responder aos meus emails, e sem que eu conseguisse nunca agendar um horário com sua excelência, tentei  outra estratégia. O outro movimento que fiz foi o de levar o nosso projeto (também materializado numa crônica do blog impressa) e o apresentar para o Cláudio Lago, membro da Diretoria do Previmpa, que ficou de levar o assunto para ser apreciado pelo Conselho da entidade. Salientou, porém, que o Previmpa não pode gastar com nada que não esteja diretamente relacionado com a previdência...mas que talvez, quem sabe,  haja algum modo de incluir o livro no "kit dos aposentados"...E também deu em nada!
Meu último movimento foi o de procurar o apoio logístico do DMAE, enviando o link por email para a diretoria do Dmae (Presser, Tânia e Angélica), para que se apropriem do assunto dando uma "espiadinha" no blog, que é feito por um dos seus servidores (agora ex-servidor!), no qual se relata o mundo do trabalho, na perspectiva de quem está se  aposentaNdo (em suas várias etapas e nuanças), mas também como quem teve a experiência de ser gestor como diretor da Manutenção. Solicitei que avaliassem a possibilidade de promoverem a edição do livro a ser distribuído gratuitamente com a logomarca do DMAE como seu patrocinador. Depois busquei contato pessoal para obter o retorno e, mais uma vez, dei com a cara na porta do cofre, talvez  por oferecer  crônicas literárias e não panfletárias a favor do governo!...

          O fato é que temos um produto literário cultural de interesse dos municipários, uma vez que o seu conteúdo  tem comprovada boa aceitação pelo servidores do DMAE e da PMPA em geral (conforme demonstram os acessos no blog com uma média de 800 visitas mensais), temos a orientação técnica da SMC em publicação de livros e temos um ótimo esquema de distribuição no PPA e Previmpa, mas nos falta os meios capitalistas de produção: Karl Marx tinha razão! 
              Assim, queimados todos os cartuchos e afundados todos os navios, só me resta agradecer o apoio da Tanise da SMA e do Fernando Rozano da SMC, e seguir em frente fazendo arte alternativa e libertária aqui e agora, no espaço democrático e sem custo de produção do blog, veiculando o meu trabalho nesta ferramenta anarquista que é a internet. 
           Mas vamos fazer isso agora numa perspectiva de uma “nova fase do blog” pró-livro do Diário de Um AposentaNdo do DMAE, tema da próxima postagem.
          Não percam o relançamento do blog!


Caro leitor do Diário, acompanhe também o meu blog BRECHÓ DE POEMAS, consuma em dose homeopática um poema semanal, é Vapt-vupt!

Um comentário:

  1. Escrever literatura, mesmo direcionada a um público específico, e tendo um retorno de leitura e de identificação claramente provável, não sensibiliza quem tem de abrir a carteira.
    Se fizesses uma série de crõnicas falando positivamenta da PMPA, creio que a coisa seria mais fácil, principalmente em época eleitoral.
    Coisas deste nosso modo de pensar pragmático e pequeno.

    Abs.

    Ricardo Mainieri

    ResponderExcluir