CHEGA 60 ANOS!

        Julho, mês do Festival de Inverno portoalegrense, momento dos aposentados  participarem de atividades cults. Eu já havia me inscrito, sem dificuldade, em dois cursos literários(sobre Nelson Rodrigues e Drummond) e em uma palestra (sobre Cortázar). Mas os shows musicais são sempre os mais concorridos por apresentarem consagrados nomes nacionais a preço de cantores locais.  O destaque desta temporada do festival é o show do Ney Matogrosso, com o espetáculo Beijo Bandido. Chegamos no horário da abertura dos guichês para o início da venda dos ingressos no teatro do Bourbon Country, às 10hs de uma segunda feira, e já nos deparamos com uma fila enorme serpenteando pelo shopping.
           Durante a primeira hora de duração da fila passei entretido lendo o jornal. Mas antes de completar duas horas começamos a ficar inquietos com a lentidão da fila que crescia mais para trás de nós do que diminuía na nossa frente. Lá pelas tantas notei que havia sempre idosos que iam e vinham sem parar. Então,  uma senhora que eu havia visto que recém tinha chegado e que já estava retornando do guichê com vários ingressos nas mãos, ao passar por mim, talvez penalizada pelo meu olhar inquisidor, me abordou perguntando se eu não tinha mais de 60 anos, gentilmente avisando que tinha uma bilheteria destinada para “pessoas preferenciais”...Ainda não tenho 60 anos, respondi, mas falta muito pouco.
          Depois de completarmos duas horas na fila começamos a ficar preocupados que não sobrariam ingressos até chegar a nossa vez.  Fiz uma contagem rápida e ainda restavam umas oitenta pessoas na nossa frente, só então nos demos conta que, como nós, cada um que vai pra este sacrifício geralmente aproveita para comprar ingressos para toda a família. Como cada um poderia comprar até quatro entradas...os cálculos resultavam sinistros.  Mas o teatro é bem grande, há de sobrar ingressos pra nós...
Quando estávamos, finalmente, na reta de chegada da bilheteria, uma funcionária do estabelecimento começou a percorrer a fila e avisar que os ingressos para o show do Ney Matogrosso estavam se esgotando...se esgotando...até que, quando chegou em nós, ela sentenciou: estão esgotados!
Assim, após duas horas e meia, retornamos frustrados da zona norte da cidade, sem os ingressos, e pensando que deveríamos ter levado junto as nossas idosas mães para conseguirmos comprar o que pretendíamos. Particularmente voltei pra casa  torcendo para que os dois anos que me faltam para ganhar o título de “pessoa preferencial” passem correndo, voando: chega 60 anos!
16/07/2012
Caro leitor do Diário, não esqueça de incluir um poema semanal em sua dieta:

2 comentários:

  1. A frustação foi certa, mas pelo menos rendeu uma ótima crônica. Acho ainda mais fácil angariar uma senhora de idade provecta e dar esta tarefa para ela. Quero, ainda, viver bem os meus cinquenta...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Ricardo Tio, arruma uma senhora distinta e companheira para comprar as entradas e participar do programa...nada mais justo.

    ResponderExcluir