GREVE: A GENTE FOMOS NOTÍCIAS!

Conforme o alvará de soltura expedido pelo memorando nº 68/2011, a partir de hoje, dia 02/junho, estará em liberdade condicional o detento 699140 do pavilhão do Dmae, por cumprimento integral da pena de prestação de serviços para a comunidade do município de Porto Alegre.  O procedimento da instituição é emitir um novo memorando  a cada mês, se não houver despacho em contrário pelo Tribunal de Contas, até que seja certificada a alforria de libertação em definitivo desta mão de obra assalariada. Em depoimento o cidadão, que ora é reintegrado  em regime integral à sociedade cultural da cidade, após usufruir de um período de adaptação por trinta dias em Licença Prêmio, declara que os dias tem sido curtos para tantas coisas boas a serem feitas, e que não sabe como é que conseguia encaixar o “horário de expediente” no seu cotidiano.
MUNICIPÁRIOS EM GREVE: 18% JÁ!
A categoria dos servidores municipais da prefeitura de Porto Alegre decretou um dia de paralisação (16/maio) e Estado de Greve até a próxima assembléia geral.
Os municipários aprovaram, na assembleia geral da categoria realizada dia 19/maio, greve por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (23). Mais de 3.000 municipários lotaram o Centro de Eventos do Parque Harmonia e rejeitaram a proposta do governo, que apenas repõe a inflação pelo IPCA (6,51%) e dá aumento no vale-alimentação de 0,78 centavos de real.
Com o serviço da cidade em ritmo de greve, o campo de luta de alastrou para a disputa pela simpatia da opinião pública, dando-se início ao tradicional bate-boca por anúncios de Apedidos pagos nos jornais:
Era um fogo cruzado, com apedidos de um lado e do outro:


                     Com direito à replica de ambas as partes, feito guerra de bugios:
          A coisa estava se embretando para aquele beco sem saída que confirma o ditado que diz "é fácil entrar numa greve, o difícil é sair, sem que seja com a categoria de quatro-pés, tendo que pagar os dias parados", quando surgiu a luz de saída de uma contraproposta da Administração que fosse defensável pelas lideranças em Assembleia Geral ...


Esta greve foi um ponto de encontro  do pessoal da velhíssima e da velha guarda do movimento dos municipários. Até aposentado fez greve! Não pode deixar de rolar,  nas rodas de barrigudinhos com cabeças brancas (ou carecas!) destes eventos de mobilização, aqueles comentários conjunturais de quem já viu muitas vezes este filme: - Desta vez a greve está alicerçada basicamente no pessoal da saúde e do magistério municipal, muito porque os setores operários recuaram do movimento ao sofrerem o castigo de pagar nos horários nobres de horas-extras as horas paradas da greve anterior...
Na Câmarade Vereadores
O fim da greve dos municipários coincidiu com o recebimento do meu primeiro contracheque de aposentado, e este a gente nunca esquece. O Jalba, que tinha tudo calculadinho com duas casas decimais, quando se aposentou no início do ano passado, comentou que o impacto do primeiro mês foi surpreendente até pra ele. Uma coisa é falar de números genericamente, outra bem diferente é ver os números do teu contracheque sem o valor do abono permanência e sem o auxílio alimentação (nunca tinha dado importância para essa merreca!).
Ainda bem que sempre tem um ”ainda bem”, pois ainda bem que, com a vitória histórica da greve dos muncipários que atropelou o “abusado Buzzato”  como interlocutor da administração e negociou diretamente com o prefeito Fortunati,  conseguiu um reajuste com aumento salarial, a título de reposição de parte das perdas salariais da categoria. Com os 7% conquistados com a greve de 8 dias recupero parte das perdas no meu salário devidas ao meu pedido de aposentadoria, perdas estas que deixarão de existir quando sair a portaria do Previmpa, uma vez que estar oficialmente aposentado implica em passar a pagar a previdência apenas sobre o valor que exceder o  teto previdenciário. A minha mensagem ao novos aposentaNdos é que fiquem espertos, pois este rito de passagem é cheio de nuanças nebulosas.
Valeu a luta companheiros municipários, foi muito bonita e proveitosa! A gente fomos notícias em todas as mídias.

Em tempo: Pra quem não particcipou da Greve e não sabe o que perdeu, disponibilizei no YouTube dois filmes curtinhos pra sentirem a energia da massa mobilizada, basta acessar nos links abaixo:

Votação na Assembleia Geral da Greve dos Municipários de maio/2011, clic aqui!

Passeata na Greve dos Muncipários de maio/2011 até a Câmara de Vereadores, clic aqui!

Como não roda YouTube na Prefeitura, envie para casa e dê uma  espiadinha: Valeu!!



Um comentário:

  1. Bacana esse teu registro dos nossos históricos movimentos nessa prefeitura...nossa quantas caminhadas, passeatas, etc., etc., é sem dúvida, fazemos parte dessa história de longas lutas. Grande abraço e curta bem tua aposentadoria. Angélica mallmann

    ResponderExcluir