COMO PEÇAS DO QUEBRA-CABEÇA DA VIDA

Terça-feira – 13/abril!

      A vida é como um grande quebra-cabeça em que de início as peças são desconhecidas, mas que aos poucos vão se revelando e se encaixando, na medida em que vamos descobrindo quem somos realmente e nos aceitando tal como somos.
     Acabo de encontrar mais uma peça importante do tabuleiro da minha existência. Finalmente estou tendo por tema de estudo a leitura dos “clássicos dos clássicos”, cheguei no filão de ouro da literatura poética da civilização ocidental. Estou tendo que ler, na disciplina de Leituras Orientadas I do currículo do curso de Letras, nada menos do que Ilíada e Odisséia de Homero, Eneida de Virgílio, além da Divina Comédia de Dante e o Don Quixote de Cervantes, e muito Shakespeare. Tudo de bom! Todas estas leituras estavam prometidas desde a minha juventude, desde aquela época eu tinha certeza que um dia isto iria acontecer ao natural, no momento em que eu estivesse pronto para receber esta overdose do mais puro alucinógeno na veia. Mas antes tive que minerar como engenheiro em outras jazidas de carvão, de ferro e de água, até chegar ao filão também de ouro da Filosofia Ocidental, estudando as obras de Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel e Nietzsche. Estas duas peças, literatura-poética e filosofia, se encaixam perfeitamente e me complementam uma necessidade primordial, a qual eu nunca consegui entender a sua origem em mim (será de encarnações anteriores?), só me restou acatar e me aceitar tal como sou.


      Ao completar 56 anos hoje, e com este número construir uma das duas peças que juntas devem somar o cabalístico número 95 que abre a passagem para o portal do domínio do tempo (com o ganha-pão garantido pelo engenheiro), sinto-me como quem passou a vida toda em stand-by esperando este momento, feito o Pedro pedreiro da antiga canção do Chico Buarque que ficou esperando, esperando, esperando o trem que não vem. Mas o meu trem vem, já vejo a sua luz dentro do túnel e escuto os seus sinais. Agora só falta a outra peça do quebra-cabeça, falta a peça que será materializada no mês de julho próximo, quando completarei 39 anos de venda da minha força de trabalho.

Então, abra-cadabra, e forma-se o 95, este mágico número do abra-te-sésamo libertário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário