A PRIMEIRA DÉCADA DA MINHA APOSENTADORIA

 


Estou comemorando dez anos

Da maior conquista da minha vida

Uma aposentadoria com salário integral

Por uma regra que no Brasil não é mais o normal

E a liberdade de andar sem mais correrias

Contra o relógio ponto pelas ruas da cidade

E poder reduzir o ritmo afinal, pela idade

Pra caminhar observando o sol

Nos jardins dos edifícios nos arredores

E os detalhes coloridos de suas flores

Como que pintadas ou bordadas

Por inspirações superiores

E se encantar com as cores que voam livres

Nas asas das borboletas inquietas

Sob o olhar sentinela dos gatos

Nos solários dos peitoris das janelas

Indiferentes aos cães nas calçadas

Que puxam seus donos pelas coleiras

Para fazer xixi no tronco dos ipês coloridos

Ou cocô no canteiro de um florido jacarandá

Estou comemorando uma década

De uma aposentadoria muito bem usufruída

Sem tédio ou ansiedade, com as horas bem distribuídas

Com tempo suficiente para se deter

Para ver o sol poente colorir o céu

E tingir de dourado ou rubro o rio Guaíba

Como que pintados por pincéis de artistas

Misturando Frida Kahlo com Van Gogh

E também admirar o céu noturno

Que as fases da lua do seu jeito clareiam

Com as respectivas estrelas que a rodeiam

Nas diferentes estações anuais

Estou comemorando os primeiros dez anos

De uma liberdade que me custou

Quarenta longos anos de cativeiro

Por uma aposentadoria libertária

Modéstia à parte merecida

E que tem correspondido às minhas expectativas

Pois tenho, finalmente, realizado

Aquilo que sempre sonhei e busquei

Não só para escrever poemas e crônicas

Coisas que faço desde a adolescência

Mas principalmente para compartilhar na internet

Em tempo real, tudo o eu que criar de novo

E também o que está engavetado a vida toda

Em papéis amarelados pelo tempo e roídos pelas traças.

Nesta comemoração faço um brinde especial

Ao engenheiro servidor público que fui fazendo carreira

Que por sua consciência social da função teve persistência

Até se aposentar neste período de perdas dos direitos da previdência

E saúdo o meu Lado B libertado com voz ativa

Que com audácia assumiu as rédeas da minha vida

Publicando vídeos feito um influenciador youtuber

Com as criações literárias do meu vício de escrever

Bem como fez a edição do meu livro Memórias

Com as crônicas do meu blog Diário de Um Aposentando

E realizou a gravação de três CDs de músicas

Com músicos e arranjos profissionais nas canções

De antigas e novas composições de minha autoria.

Estou comemorando o período de 2011 à 2021

Que se encerrará com dois novos livros meus:

Pandemia de Versos e Diário de Uma Pandemia 

Avaliando que na próxima década preciso focar mais

Em desengavetar de vez meus escritos encalhados

Que ainda são muitos projetos inacabados

Preciso fazer isso como quem esvazia as gavetas

Se preparando para a definitiva viagem

Para a qual não se leva bagagem

Pois não sei quantas décadas mais terei

E antes de dar por cumprida a minha missão aqui

Preciso viver cada década como se fosse a última

Para que, de mãos abanando pra quem fica

Na hora certa eu possa partir sem lástimas

Por ter, enfim,  deixado até a minha derradeira dica.

                                                                 09/10/2021

                                                                 Celso Lima

Veja o Vídeo declamado no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZINaY31aEEc&ab_channel=CelsolYoutuberCelsoAfonsoLima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário