A HORA DE PENDURAR AS CHUTEIRAS

Lembram do antigo centroavante goleador Túlio Maravilha? Então, depois de jogar no Botafogo, Corinthians e no exterior, com 44 anos Túlio segue workaholic, um jogador compulsivo de futebol, agora num clube da Segunda Divisão Estadual em Espírito Santo. Como eu dizia em minhas Reflexões sobre Estratégia de Pré-Aposentadoria, postada aqui em janeiro/2011, cada um sabe onde o sapato lhe aperta, não há uma estratégia melhor do que a outra, você é quem decide qual será a sua estratégia pré-aposentadoria e o momento certo de saltar fora e dependurar as chuteiras.

Túlio Maravilha diz que tem o dom de estufar as redes, e que nenhum outro objetivo poderia realizá-lo mais do que atingir a marca de mil gols marcados... No meu caso, fui com cuidado para não sair correndo e acabar cambaleando por falta de dinheiro, mas não tão cuidadoso para não cair na cilada de ficar trabalhando 8 horas por dia de graça por medo da vida no além-Dmae! O certo é que na “Hora H” do “Dia D” de pendurar as chuteiras todo mundo fica sujeito a  “amarelar”, de levar medo de correr atrás do seu “Sonho de Liberdade”...
Túlio diz que sente saudade dos seus tempos de astro, em que as gurias “tulietes” viviam correndo atrás dele... Mesmo duvidando, considerava que era possível que eu também viesse a sentir falta até das manhãs de sábados e domingos em que acordava cedo e ficava enjaulado no meu local de trabalho para fazer os plantões de engenheiros, em troca de alguns trocados a mais no salário. Também imaginava, sem acreditar, que poderia sentir falta inclusive do relógio-ponto que eu tanto odiava; e que nas tardes de domingo poderia sentir falta da indesejada proximidade da manhã de segunda-feira, dia de retomada da eterna rotina semanal do mundo do trabalho... Contudo, quando a minha hora de pendurar  as chuteiras chegou, em verdade, eu já  estava jogando um tempo complementar de prorrogação de seis meses do prazo, já sentia câimbras emocionais e pedia pra sair! Hoje, dois anos e meio depois, verifico que não senti falta de nada disso, pelo contrário!
           Segundo as contas do próprio Túlio Maravilha, ele já estaria com 999 gols  e vivendo a intensa expectativa de estufar as redes pela milionésima vez, marca alcançada apenas por Pelé e Romário...Depois de eu ter adquirido direito à alforria em julho de 2010 e de  ter planejado sair somente depois de fevereiro de 2011, para não sentir a sensação de rombo financeiro com o corte imediato da grana do Abono Permanência, refleti muito e decidi que era chegado o momento de eu pendurar a  chuteira. Francamente, sem falsa modéstia, sei que nunca incorporei completamente o capacete branco de engenheiro, não estive entre os melhores em toda a minha passagem profissional. Mas, mesmo sem explorar todo o meu potencial, dei pro gasto, joguei a minha bolinha sempre pra equipe e, quando surgia oportunidade, fazia algumas jogadas espetaculosas de efeito na área gerencial e de gráficos e relatórios!
O interminável jogador de futebol Túlio Maravilha diz que só vai pensar em se aposentar depois do Milésimo Gol, mesmo assim já tem nome para o gol 1.001 e outro em mente para o 1.002... Considero que também fiz alguns poucos golaços nos meus 36 anos de carreira de servidor público, tais como a fundação da entidade pré-sindical dos servidores municipais denominada Associação dos Municipários de Porto Alegre (AMPA), depois metamorfoseada em SIMPA, a Intervenção no Montepio dos Funcionários Municipais para fazer auditorias e detectar as falcatruas que ocorriam por lá com o dinheiro dos servidores, a implantação dos sistemas de poços artesianos nas vilas Pitinga e nas Quirinas, a  informatização dos serviços de repavimentação do DMAE na década de 90, a gestão por indicadores de eficiência como diretor da Manutenção, e por fim a constituição da Comissão Interna de Controles de Energia Elétrica (CICEE) visando a eficiência do consumo e redução de custos.... Mas quando chegou a Hora H do meu Dia D não tive dúvidas de inventariar o que mais gosto de fazer e, feito um aposentado workaholic, estipular uma meta: RUMO AO MILÉSIMO POEMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário