LEITURAS DE UM APOSENTADO DESORIENTADO

            Finalmente estou de férias em Jurerê! Ninguém acredita, pensam que estou brincando quando digo que mesmo aposentado me falta tempo, mas é verdade! No semestre passado, em função de que seria o primeiro em que eu estaria aposentado, como prevenção ao tédio, me matriculei no dobro de disciplinas do que eu vinha frequentando normalmente nos anos anteriores, tanto agora no curso de Letras como no anterior, de Filosofia. Então frequentei duas matérias na UFRGS: Língua Espanhola II e Leituras Orientadas II. Com isso, todas manhãs tinha que acordar bem cedo para assistir aulas no Campus do Vale, com exceção das terças-feiras que aproveitava para dormir até mais tarde.
            Para o español tive que ler e resenhar o conto “El rastro de sangre en la nieve” de Gabriel García Marquez e a novela “¿Quién mató a Palomino Molero?” de Mario Vargas Llosa (além de ter que decorar os verbos irregulares de los hermanos, que são uma doideira). A propósito, como sempre gostei muito de fazer resumos e resenhas dos livros que leio, que é uma maneira de não apenas ler mas estudar o texto para poder sintetizar, estou iniciando a desenvolver um blog das minhas “Resenhas, Resumos & Sinopses”. Estes gêneros de escritas são temas de buscas constantes dos estudantes no Google, onde podemos pescar alguns leitores para os nossos escritos, os quais podem ser de alguma utilidade pra alguém ganhar nota no colégio ou faculdade sem precisar ler todo o livro.
             Com o propósito de ser útil aos leitores, dando dicas de livros clássicos que valem a pena serem lidos sob recomendação acadêmica, destes que podem ser comprados nas prateleiras junto às filas dos caixas de supermercados, é que relato este parágrafo. A sobrecarga do semestre veio com a disciplina de Leituras Orientadas II. Começou de leve, com contos do Edgar Allan Poe (O barril de amontillado, A carta roubada, O gato preto); de Nicolau Gógol o conto “O Capote” e o “Memórias do subsolo” do Fiódor Dostoiévski; e completou o ciclo russo com o mestre dos contos, Anton Tchekhov (Brincadeira, A esposa, O bilhete de loteria, A aposta, A corista, Angústia). Em seguida mergulhamos no grande romance precursor do realismo, “Madame Bovary” de Gustave Flaubert. Na sequência, penetramos na dramaturgia de Luigi Pirandello com o texto da peça “Seis personagens à procura de um autor”; emergimos para tomar ar nos poemas selecionados de Rimbaud, Mallarmé, Ezra Pound, Baudelaire e Eliot; e seguimos com a leitura da narrativa psicológica do livro “No caminho de Swann” de Marcel Proust. Depois vieram os contos de Virgínia Wolf (A mulher no espelho, Objetos sólidos) e de Jorge Luiz Borges (O livro de areia), seguidos dos romances “A metamorfose” (que eu já havia lido quando jovem) de Franz Kafka e “Morte em Veneza” de Thomas Mann (sobre o qual o meu grupo teve que apresentar um trabalho em classe).
       Assim, quando alguém me encontra e pergunta: E aí, como está a vida de aposentado, coçando muito? – Tenho respondido que falta tempo e que, quase um ano após não precisar mais bater o cartão ponto no Dmae, sequer consegui iniciar efetivamente a realização da minha “Lista das 100 coisas para fazer na aposentadoria”. Recebo a programação dos cinemas Sala Redenção da UFRGS, do Santander Cultural, do Sindicato dos Bancários e da Casa de Cultura Mário Quintana, oferecendo filmes cults até de graça no meio da tarde, mas raramente consigo me agendar...Estou precisando diminuir o ritmo, ando muito desorientado em meus estudos, leituras e escritos, não tenho mais idade pra essa correria toda!

      Cadê o tédio que prometem pra quem se aposenta?... Alguns comentam que é depois de decorrido um ano que o diabo torce o rabo e solta o seu enxofre depressivo nas ventas dos novos aposentados. Pode até ser, não convém contar vantagens antes do tempo... O mais improvável pode acontecer, pois até mesmo as sempre quentes águas do mar de Jurerê ficaram geladas, justo neste veraneio, por conta do fenômeno climático La Niña!

Um comentário:

  1. Cada vez me convença mais de que fostes um engenheiro por sobrevivência. Nenhum espécime normal desta tua raça aguentaria este universo cult & sofisticado em que andas tansitando.
    O melhor da literatura russa, francesa, latino-americana, toques de surrealismo e impressionismo poético, muita coisa boa.
    prossiga!

    ResponderExcluir