(Resumo para aqueles leitores que acharam muito longa a postagem anterior: Lupi Foi Assim)
Eu gostei tanto, tanto, quando me contaram, que tive mesmo que fazer um esforço pra ninguém notar...
A década de 1930 foi o auge de Noel Rosa e da implantação do rádio como veículo de divulgação musical. Noel, que morreu aos 26 anos, foi o primeiro a reconhecer o talento do jovem sambista gaúcho: Esse garoto é bom, esse garoto vai longe! Lupicínio Rodrigues se destacou na década de 1940 como compositor em âmbito nacional, tendo suas canções gravadas por todos os grandes cantores da época, tais como Orlando Silva e Francisco Alves. Lupi emplacava vários sucessos anuais, com destaque para Vingança e Nervos de Aço.
A década de 1930 foi o auge de Noel Rosa e da implantação do rádio como veículo de divulgação musical. Noel, que morreu aos 26 anos, foi o primeiro a reconhecer o talento do jovem sambista gaúcho: Esse garoto é bom, esse garoto vai longe! Lupicínio Rodrigues se destacou na década de 1940 como compositor em âmbito nacional, tendo suas canções gravadas por todos os grandes cantores da época, tais como Orlando Silva e Francisco Alves. Lupi emplacava vários sucessos anuais, com destaque para Vingança e Nervos de Aço.
Você sabe o que é ter um
amor, meu senhor? Ter loucura por uma mulher?...
A consagração de Lupicínio
como compositor de samba-canção consiste um fenômeno em vários aspectos.
Primeiro que Lupi é um sambista de bombachas, ou seja, um gaúcho fazendo samba
que era coisa de carioca e, no máximo, também de baiano. E Lupi foi um fenômeno único ao conseguir
conquistar com o seu talento o centro cultural do país sem se mudar para o Rio
de Janeiro, capital federal na época. O sambista continuou tomando suas biritas
com os colegas de boemia e se inspirando em suas cornitudes no extremo sul do
Brasil.
Esse moços, saibam que
deixam o céu por ser escuro, e vão ao inferno à procura de luz.
Lupicínio viveu numa época
em que os cantores eram valorizados por terem vozeirões e por interpretações
empoladas, com demonstrações de seus recursos vocais. Paradoxalmente o cantor
Lupicínio sempre cantou suas próprias canções num tom de voz intimista, fraca e
macia. Entretanto, as suas músicas de “dor de cotovelo” ficaram conhecidas
nacionalmente através dos intérpretes consagrados naquela forma de cantar
tradicional.
Volta, vem viver outra
vez ao meu lado, não consigo dormir sem teu braço, pois o meu corpo está
acostumado.
Com o advento do movimento
musical modernizante da Bossa Nova, que buscava empregar temas e interpretações
coloquiais para as canções, o pessoal da geração do Lupicínio ficou datada como
antiquada e foi banida do mercado musical de discos e das rádios.
Felicidade, foi-se
embora e a saudade no meu peito ainda mora...
Entretanto, o próprio João
Gilberto, pai da Bossa Nova, foi o primeiro a perceber que as músicas do Lupi,
quando interpretadas sem as grandioloquências da moda antiga, eram canções de coloquialidades surpreendentes e
radicais. Em seguida o Caetano Veloso gravou
a música Felicidade e seguiu-se uma série de gravações dos novos
medalhões da MPB (Gil, Gal, Bethânia, Elis Regina, Paulinho da Viola) das canções
do Lupicínio com arranjos e interpretações ao gosto do público moderno.
Nunca, nem que o mundo
caia sobre mim, nem se Deus mandar, nem mesmo assim...
Assim, o sambista de
bombachas viveu os últimos anos de sua vida com a sua obra sendo prestigiada, e sendo especialmente ressaltado o seu talento de expressar
a coloquialidade popular nas letras de suas canções.
Eu agradeço pelas
homenagens que vocês me fazem, pelas besteiras e coisas bonitas que dizem que
eu fiz.
- Valeu Lupi!
- Valeu Lupi!
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