DEU A LOUCA NO MUNDO?

       O dólar caí e atinge a  menor cotação desde 1999. Perigosamente à beira do calote, Obama vai pra TV pedir o apoio da oposição republicana para o Congresso elevar o limite da dívida pública Americana. Ao mesmo tempo, sinalizando o fim de uma era de absoluto domínio imperial dos EUA sobre o planeta, o governo americano encerra o Programa de Ônibus Espacial.

O programa começou com o lançamento do Columbia (1981), que se desintegrou em fevereiro de 2003 matando sete astronautas, quando regressava à atmosfera. Em seguida foi o Challenger (1983) que explodiu segundos após decolar em 1986, onde todos os sete tripulantes também morreram. O Discovery (1984), Endeavour (1992) e o Atlantis (1985) funcionaram com sucesso até serem  aposentados sucessivamente nos últimos três meses, encerrando com 135 voos os 30 anos do programa. Com estes ônibus nossas fantasias espaciais obtiveram um meio de transporte real para nossos sonhos de voar pelo espaço, nossa visão do universo se ampliou  quando o Discovery implantou o telescópio espacial Hubble e a construção da Estação Espacial Internacional nos possibilitou uma pousada concreta no infinito.
Com os EUA em crise, o futuro do ônibus espacial será de atração turística nos museus. Mas estará indo para o museu também o capitalismo ortodoxo do ocidente por estar sendo superado pelo new-capitalismo da China comunista? Os chineses são hoje, quem diria, os maiores acionistas da economia americana. Para enviar seus astronautas até a Estação Espacial Internacional, por ironia, os ianques terão que pagar passagem nas naves russas, assim como nós pagamos à NASA para que o nosso astronauta brasileiro pudesse desenvolver a sua experiência do “pé de feijão cósmico”. Ver os americanos se lascarem pode ser divertido, mas como vamos harmonizar nossas fantasias de viagens siderais com direitos humanos e  a fraternidade universal se o modelo político que parece prevalecer é  o do comunismo autoritário da China capitalista?
Que tempos são estes em que ocorrem manifestações de rua em protesto contra o euro em vários países membros da União Européia, por falência e falta de liberdade econômica das nações, e ao mesmo tempo surgem revoluções espontâneas convocadas pela internet em vários países do mundo árabe pedindo liberdade? Deu a louca no mundo? Em que viagem vamos entrar?...

...............................
Obs: Esta postagem já segue as orientações da Oficina de Crônicas que estou fazendo com o lendário jornalista Walter Galvani, dos tempos áureos da antiga e saudosa Caldas Junior não igrejeira, ou seja, contém menos do que 2.400 toques (contando os espaços em brancos)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário