NOVA FASE DO BLOG: PRÓ-LIVRO DO DIÁRIO!


(15/07/2012)
          Desta batalha toda por busca de patrocínio cultural para o projeto do livro “Diário de Um AposentaNdo do DMAE”, contendo uma seleção de crônicas deste blog, relatados nas duas postagens anteriores, resultou de positivo a constatação de que não é uma tarefa fácil nem rápida selecionar as crônicas que iriam compor o livro. Primeiro porque é preciso que se faça a leitura de todas as cerca de duzentas postagens e, as escolhidas, precisariam ser revisadas e muitas condensadas para se adequarem ao formato de livro. Relendo as postagens constatei que alguns textos são abusivamente extensos.

Outro saldo que ficou deste decepcionante episódio de descaso do poder público com as manifestações artísticas de seus servidores, foi o de ficar constatado que no primeiro ano de existência do blog foi o período em que foram postadas a maioria absoluta das crônicas; justamente quando ainda havia poucos leitores. Fui com tanta sede de escrever ao pote do blog que publiquei, em média, mais de dois textos por semana, era um verdadeiro massacre aos pobres leitores!
 Como ninguém costuma retroceder para fazer leituras de postagens antigas de blogs, a conclusão óbvia é que a maioria das matérias postadas no blog continuam inéditas para grande parte dos atuais leitores do Diário de Um AposentaNdo.
Por estas e por outras, é que a nova fase do blog que vamos desenvolver daqui por diante vai ser o de irmos publicando “remakes” de algumas crônicas selecionadas do blog, visando a longo prazo a edição de um livro deixando o registro da geração dos servidores municipais do momento histórico da travessia entre dois séculos (XX e XXI) e dois milênios (1900 e 2000), vivendo a transição da ditadura para a democracia brasileira. Nós que dos 50 anos de existência do Dmae, por cerca de 40 anos contribuímos para a construção de sua história.
O importante agora é formatarmos uma seleta de crônicas do blog  de maneira interativa, recebendo o envio de sugestões das postagens preferidas dos leitores do blog, as  quais serão postadas novamente, já repaginadas condesadamente, junto com os novos textos que forem surgindo.
Vamos fazer uma “Antologia” das crônicas pertinentes ao mundo dmaeano, deixando de fora os textos mais político-filosóficos e os de cunho pessoal, como o longo relato da minha viagem dos meus sonhos. Vamos   caracterizar fortemente esta nova fase do blog como “Fase pró-Livro do Diário de  Um AposentaNdo do DMAE”.
Assim, lá pelas tantas estaremos com o projeto do livro pronto e na espera de uma oportunidade para a sua publicação; nem que pra isso tenhamos que futuramente fazer uma “vaquinha online” (Crowdfunding: Financiamento colaborativo) entre as pessoas interessadas em ter um volume como recordação de seu ambiente de trabalho. Quem sabe a nova gestão municipal, a ser eleita este ano, tenha mais sensibilidade literária e banca a edição do livro?... Não tá morto quem peleia!
Mãos à obra...

Caro leitor do Diário, não deixe de tomar a sua pilula poética semanal no blog :

Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário