Menos de um mês após a criação do Dmae, ocorrido em 15/dezembro/1961, AEAPOPPA (Associação dos Empregados Autárquicos e Pessoal para Obras da Prefeitura de Porto Alegre) foi fundada em 12/janeiro/1962, tendo como presidente fundador Armênio Ferreira de Souza.
Assim como o DMAE foi criado por exigências bancárias para viabilizar empréstimos no BID para investimentos em saneamento, a AEAPOPPA também foi criada para propiciar empréstimos e financiamentos através de convênios com lojas, supermercados e farmácias aos servidores do novo Departamento que nascia.
Na década de 1960 a diretoria fundadora consolidou a entidade junto ao quadro funcional do Dmae.
No início de década de 1970, o então presidente da associação (gestão 1970-1971), Manoel Pedro Teixeira, instituiu um “Livro de Atas e Registros”, registrado no Cartório do Registro Especial, que constitui uma verdadeira relíquia histórica da trajetória dos “50 anos da AEAPOPPA” que se comemora em janeiro de 2012.
Resgatando este importante legado manuscrito de próprio punho da organização dos trabalhadores públicos municipais portoalegrenses, prestamos nossas devidas homenagens às lideranças classistas que construíram esta entidade que desde a sua fundação tinha por sua finalidade estatutária “defender os interesses profissionais e de classe, pugnar pela melhoria da situação de seus associados, lutando junto às autoridades competentes e dentro das normas legais, pelos direitos individuais e coletivos de seus associados e da classe”.
Consta que a AEAPOPPA, na presidência de Francisco Claresdino de Bem (gestão 1972-1973) tinha sede provisória na Rua Mostardeiro, frente ao nº 189.
A partir de 1974 assumiu a presidência da associação José Luiz Monteiro de Carvalho, que se manteve dirigindo a entidade por oito anos consecutivos, portanto se reelegendo por mais três mandatos, exercendo o cargo até 1981.
Nos dois biênios seguintes(1982/1983 e 1984/1985) a AEAPOPPA foi presidida por Tolentino Cardoso de Vargas, tendo com vice-presidente o presidente anterior.
Em 1984 consta que a sede da associação era sito na Rua 24 de Outubro, frente ao nº 200.
Para o biênio 1986/1987 pela primeira vez concorreram duas chapas para diretoria da entidade, sendo que na disputa acirrada foi eleito Natálio Duarte (com 57% dos votos). Contudo a diretoria empossada resultou numa composição das duas chapas, contemplando os dois presidentes anteriores da AEAPOPPA (Carvalho e Tolentino) como componentes da nova direção.
Esta mesma coligação das lideranças se reproduziu na gestão seguinte (1988/1989), tendo Natalio Duarte como presidente e Tolentino como vice.
Natalio Duarte se reelegeu para os cinco biênios seguintes ( 1990/1991, 1992/1993, 1994/1995, 1996/1997 e 1998/1999), tendo como primeiro vice-presidente Vilson Mezzari dos Santos e como segundo tesoureiro Lidson Rodrigues Bassani.
Em 1993, tendo em vista o crescimento do quadro social, a diretoria decidiu pela aquisição de um microcomputador para agilizar os cadastros, bem como pela contratação de uma terceira funcionária, compondo a equipe das três Meninas Super Poderosas da AEAPOPPA (Olga, Márcia e Deise).
Em 1999 houve a transferência da sede da associação para a Rua 24 de Outubro nº 211.
O biênio 2000/2001 foi o período em que migraram para a AEAPOPPA vários conveniados da UNIMED que tinham o contrato de saúde através da associação ASDMAE, a qual se encontrava em dificuldades financeiras por deficiências administrativas. Para esta gestão foi eleito como presidente Lidson Bassani, tendo como primeiro tesoureiro Renato Lopes Rosa e, na nominata do Conselho Fiscal, contendo alguns líderes do movimento de migração do plano de saúde para a AEAPOPPA, tais como Alceu Lisboa e Ari Krasner.
Esta composição diretiva da entidade, com Lidson Bassani na presidência, se reelegeu sucessivamente para os quatro biênios seguintes (2002/2003, 2004/2005, 2006/2007, 2008/2009).
Em 2005 consta a transferência do endereço da sede da rua 24 de Outubro nº 211 para a Rua São Luiz nº 510, mediante a solicitação da SMED para a desocupação imediata do prédio.
Em ata de Assembléia Geral de setembro/2008 foram promovidas alterações estatutárias na AEAPOPPA, na forma de um Novo Estatuto, que aumentou o mandato da diretoria de dois para quatro anos, entre outras tantas alterações.
Em 2010 eclodiu uma crise interna da diretoria em exercício, quando veio ao conhecimento público dos associados a grave situação financeira da AEAPOPPA, devido a ações irregulares em benefício próprio atribuídas ao então presidente da entidade. Para este pleito, que só foi convocado no segundo semestre de 2010 por pressão dos associados (quando deveria estatutariamente ter sido publicado edital de convocação da eleição no primeiro semestre pela diretoria), inscreveram-se duas chapas. Na maior mobilização de todos os tempos na associação, compareceram nas urnas 225 associados, sendo que com 179 votos (80%) foi eleito Antônio da Motta Gonçalves como novo presidente, tendo como tesoureira Ângela Maria Borges Vargas, por um mandato de quatro anos.
Hoje, após um ano de mandato exercido com uma gestão de austeridade e transparência, a nova diretoria já conseguiu restabelecer o equilíbrio financeiro da associação e possibilita que a AEAPOPPA comemore o seu “Cinquentenário” com orgulho de sua trajetória de realizações no passado, com vigor para realizar conquistas importantes no presente e com otimismo saudável no futuro.
Assim, a nossa AEAPOPPA segue firme rumo ao seu Centenário, apoiando as lutas dos funcionários e com a meta de se transferir para uma sede em que possa oferecer atividades recreativas aos seus associados (jogos de fla-flu, xadrez, dama, ping-pong, bocha, etc.), tanto aos da ativa como aos aposentados, promovendo a integração de todos aqueles que passaram a vida inteira trabalhando juntos pelo engrandecimento do Dmae e da PMPA.
50 ANOS DE AEAPOPPA: Parabéns aos associados!
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